Lançada a plataforma de combate a manipulação de resultados pelas Federações do Sul

A plataforma de combate a manipulação de resultados, em uma ação da Federação Catarinense de Futebol, Federação Paranaense de Futebol (FPF) e Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi lançada oficialmente na tarde desta terça-feira (12/03). A plataforma foi construída em uma parceria das três federações do Sul do país com a empresa SportRadar.

A apresentação oficial do evento foi realizada na sede da FGF, em Porto Alegre, e contou com a participação das Federações Catarinense e Paranaense de forma on-line. Uma série de autoridades dos três Estados compareceram e participaram ativamente do importante evento.

Estiveram presencialmente em Balneário Camboriú, para acompanhar o lançamento, o secretário geral da FCF, Cláudio Gomes, o vice-presidente e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, o procurador jurídico Rodrigo Capella, o diretor do Departamento de Arbitragem, Cantucho João Setúbal, o assessor do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Júnior, o presidente do Pleno do TJD/Fut/SC, Marcelo Silveira, o procurador geral do TJD/Fut/SC, Mário César Bertoncini, o presidente do Marcílio Dias, Tarcísio Guedim, e o diretor da Polícia Civil do Litoral, Fábio Osório. O presidente da FCF, Rubens Angelotti, participou de forma on-line. Também acompanharam de forma virtual o evento representantes de clubes, do Sindicato dos Atletas Profissionais de Santa Catarina e do Ministério Público de Santa Catarina.

A apresentação da plataforma foi feita pelo diretor de integridade no Brasil da SportRadar, Felippe Marchetti. A plataforma entrará em execução em breve e terão acesso à ferramenta em vídeo jogadores e técnicos. Serão abordados temas referentes à manipulação de resultados, mercado de apostas, o crime organizado, os manipuladores, como são as regras do Brasil e da FIFA, e as penalidades para quem comete irregularidades. Em um segundo momento e fora da plataforma, ocorrerá um workshop para profissionais de arbitragem e do Tribunal da Justiça Desportiva.

A ferramenta mais eficiente para combater a manipulação de resultados é a educação. Essa ameaça tem sido crescente no mundo do esporte e ações são feitas para atuar na prevenção.