LEOC celebra aniversário de 76 anos

A Liga Esportiva Oeste Catarinense (LEOC) completa 76 anos de história nesta sexta-feira. A entidade, que é sediada no município de Joaçaba, foi criada no dia 22 de agosto de 1949. Com grande representatividade, a LEOC foi a primeira liga amadora de futebol criada no Oeste de Santa Catarina.

Atualmente a Liga tem a Copa LEOC como seu principal campeonato e é desenvolvida com a chancela da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Na edição da 2024/2025, o campeão foi o EC Sertanejo, que derrotou o Nacional de Ipira nos pênaltis. Nove equipes disputaram a competição. Durante o ano a entidade também organiza a Copa Master, a Copa LEOC Sub-17 e a Recopa Oeste.

Em sua concepção, a abrangência da Liga ia desde Curitibanos até a cidade de São Miguel d´Oeste. Posteriormente a LEOC foi desmembrada em função da criação de novas ligas regionais. Hoje os municípios que fazem parte da jurisdição da entidade são: Joaçaba, Herval d´Oeste, Luzerna, Lacerdópolis, Tangará, Treze Tílias, Água Doce, Ibicaré, Catanduvas, Erval Velho e Pinheiro Preto. As cidades fazem parte do Meio Oeste Catarinense e do Vale do Rio do Peixe.

Os clubes fundadores da entidade são: o Cruzeiro Atlético Clube e Grêmio Esportivo Comercial (Joaçaba); o Arabutã Futebol Clube (Capinzal); e Independente Futebol Clube (Chapecó). A Liga foi criada em uma sala de leitura da Biblioteca Pública Dr. Nereu Ramos, em Joaçaba.

Atualmente, Angelo Rudimar Bechi é o presidente da entidade. A Liga tem ainda em seu quadro diretivo como vice-presidente, Clair Dapper, e sua diretoria ainda é composta por Guilherme Ruaro Dametto, Jackson Nunes Bresola, Acyr da Silva e Eliete Squerzzato Bechi.

Várias autoridades foram fundamentais na história da LEOC e ocuparam a presidência da entidade. Entre os mandatários com maior destaque estão Jair Júlio Dariva, Celso Antônio Jung e, principalmente, Sócrates Cordeiro dos Santos que por quase 40 anos prestou seus serviços como presidente e também ocupou outros cargos na entidade.

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, em nome de toda a diretoria da entidade, parabeniza a LEOC pelo seu aniversário e deseja que a Liga continue contribuindo e deixando seu legado no futebol de Santa Catarina.