A Liga Blumenauense de Futebol (LBF) completa 82 anos de história. A data de fundação da entidade, que é uma das ligas amadoras mais antigas do Estado, é 12 de janeiro de 1941.
A LBF abrange no momento, além de Blumenau, os seguintes municípios: Rodeio, Ascurra, Apiúna, Indaial, Gaspar, Brusque, Botuverá e Guabiruba. O atual presidente da entidade é Osni José Contesini. Ele participa efetivamente das atividades da Liga desde 2012 e é o 19º presidente da história da instituição.
Em 2023 a LBF vai promover o tradicional Campeonato Municipal Adulto, e a segunda edição do Municipal Feminino e o Municipal de Veteranos.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a Liga Blumenauense de Futebol por mais um ano de trabalho com intuito de fomentar o futebol regional.
HISTÓRIA
O primeiro passo para a criação da Liga Blumenauense de Futebol foi dado no dia 13 de agosto de 1940, na sede da Sociedade Ginástica. A iniciativa de criação foi liderado por capitão e futuro general do Exército Newton Vieira, juntamente com Alfredo Campos, Benjamin Margarida, Manoel Pereira Junior e Willy Pawolsky. Depois de muitas conversas a LBF foi fundada, ainda como Liga Blumenauense de Desportos, no dia 12 de janeiro de 1941. Os primeiros clubes filiados foram Amazonas, Bandeirante, Blumenauense, Brasil, Guarani, Concórdia (Rio do Sul), Indaial, Timboense e Tupi (Gaspar).