A Liga Esportiva Fronteirista (LEF) comemora neste domingo o seu aniversário de 51 anos. A entidade foi criada em São Miguel do Oeste, no dia 2 de fevereiro de 1974, por um grupo de pessoas com o intuito de organizar competições regionais e municipais.
A entidade também abrange os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte, Descanso, São Miguel do Oeste, Paraíso, Guaraciaba, São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Barra Bonita e Maravilha.
O tradicional Campeonato Regional da LEF de 2025 já começou. A competição, que está em sua quarta rodada, conta com dez times na disputa. Os clubes se enfrentam em turno único na primeira fase e os melhores colocados irão avançar às quartas de final. Em simultâneo, a entidade também realiza o Regional Sub-18, que é disputado no mesmo formato.
No segundo semestre, a LEF organiza o Regional Feminino, que esse ano a entidade pretende ter entre 12 e 14 equipes na disputa. O campeonato é considerado um dos maiores da categoria feminina em Santa Catarina e é realizado de outubro a dezembro. A Liga Fronteirista também é a responsável por promover a Taça Unsa Bier, que é a Fase Oeste do Estadual Não Profissional. A disputa envolve equipes de várias cidades da região e na última temporada teve a participação de 17 clubes. O torneio é realizado entre os meses de abril e julho.
A LEF é presidida por Josemar Carlos Signor, que ressalta a importância da entidade e agradece aos parceiros que ajudam a entidade a crescer mais a cada dia. “A Liga Esportiva Fronteirista está completando 51 anos de vida e trabalhos em toda essa grande Região Oeste de Santa Catarina, abrangendo praticamente 19 municípios. Queremos agradecer sempre os clubes, pois eles são a razão de nossa existência. Temos também uma diretoria competente, formada por por membros dedicados a dar celeridade aos projetos da entidade. Deixo também o agradecimento aos nossos patrocinadores, que nos ajudam a promover as competições. Enalteço a parceria junto a FCF, com grande carinho cito o presidente Rubens Angelotti, que sempre nos oportuniza realizar competições de grande porte, e também ao Juninho e ao Crispim que integram o quadro da Federação e nos ajudam bastante“.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), através do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a entidade por meio de seus dirigentes, clubes, atletas e torcedores, e deseja sucesso.