A Liga Tubaronense de Futebol (LTF) comemora nesta quinta-feira 83 anos de fundação. A segunda liga mais antiga de Santa Catarina atende, além de Tubarão, as cidades de Jaguaruna, Treze de Maio, Gravatal, Armazém, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Laguna. A data de fundação foi 31 de março de 1939.
Neste ano, a LTF promoverá cinco competições. A partir de maio ocorre o Campeonato Municipal de Tubarão, com 14 clubes na categoria principal, e outros 14 na categoria Sub-18. É o maior número de clubes da competição desde 1988. Um atrativo é a parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME) do município, que cederá aos clubes bolas, uniformes, bolsas de viagem, além de taxas e seguranças. Os jogos terão transmissão ao vivo para a TV aberta através da emissora UniTV.
Em julho será disputado o Quarentão, com partidas sendo realizadas a cada 15 dias. No segundo semestre ocorre o Campeonato Regional da LTF da 1ª e 2ª Divisão.
No momento, dois clubes filiados a LTF continuam vivos na luta pelo título da Copa Sul dos Campeões “Taça Uninter”: Água Verde/Sul América e Grêmio (Gravatal). A competição reúne os melhores times não profissionais do Sul do Estado.
O presidente da LTF, Weliton Brasil Ribeiro, está em seu segundo mandato na entidade. Um dos focos do momento é o incentivo aos clubes terem categorias de base e também formar novos árbitros. Para participar do Municipal, por exemplo, todos os clubes precisam ter uma equipe Sub-18. “Queremos incentivar a revelar mais jogadores na região”, aponta o presidente da LTF. “Nosso foco também é a qualificação e o lançamento de novos árbitros”, complementa. Atualmente o principal árbitro de destaque da LTF é Bráulio da Silva Machado, que é do quadro da Fifa.