A Liga Tubaronense de Futebol (LTF) completa nesta sexta-feira 84 anos de fundação. A data de fundação foi 31 de março de 1939. A entidade abrange, além do seu município sede, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Armazém, Gravatal, Pescaria Brava, Laguna e Capivari de Baixo.
O presidente da LTF, Weliton Brasil Ribeiro, iniciou recentemente seu terceiro mandato. “A intenção era de ficar apenas um mandato. Conforme fomos evoluindo isso nos incentivou a ficar. Estamos muito motivados”, destaca o presidente da LTF. Atualmente, no quadro de arbitragem da entidade, há alguns profissionais de destaque, entre os quais o FIFA Bráulio da Silva Machado, o árbitro assistente CBF José Roberto Larroyd e Franciel Martins.
Uma parceria importante para aumentar a visibilidade da Liga Tubaronense de Futebol foi a parceria com a emissora UniTV, que transmite o Campeonato Municipal de Tubarão ao vivo para a TV aberta. Em 2023, a competição contará com a participação de 16 clubes. Sendo essas mesmas equipes participam também na categoria principal e também na categoria Júnior. A abertura será entre Olimpikus e Vila Real, no dia 6 de maio.
A competição municipal também conta com um convênio junto à Fundação Municipal de Esportes (FME) do município de Tubarão. Nessa parceria, os clubes ganham bolas, uniformes, bolsas de viagem, isenção de taxas e também seguranças. Outra ação, que fica fora das quatro linhas, é o concurso Musa LTF, no qual participarão representantes das comunidades dos clubes.
O Campeonato Regional da LTF, chancelada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), ocorrerá em setembro. Também há a possibilidade da realização do Campeonato Feminino Adulto. O Quarentão, para atletas veteranos, será em julho.
A LTF ganhou da prefeitura dois espaços no qual um deles será construída no futuro a nova sede da entidade. Nesse mesmo local ficará um campo de tamanho oficial com iluminação. No outro espaço a intenção é construir três campos sintéticos, que com a receita, irá ajudar a manter a sede da Liga.
A FCF, em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a Liga Tubaronense de Futebol pelo trabalho e por fomentar o futebol da região.