A Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF) completa neste sábado (12/02) 26 anos de fundação. A entidade, sediada em São Ludgero, foi fundada no dia 12 de fevereiro de 1996. Os clubes fundadores foram os seguintes: SERSL, SER Municipal, SER União, AER América, E.C. Santa Rosa, A.A. Grão Pará e Madureira E.C.
Além de São Ludgero, a Liga também abrange os municípios de Braço do Norte, Lauro Müller, Orleans, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Gravatal, Armazém e São Martinho.
“É uma satisfação estar à frente da liga, ter uma competição regional de nível técnico muito bom. A pandemia atrapalhou muito, mas continuamos lutando pelo melhor do futebol da região”, aponta o presidente da Liga Verde Vale, Anoir Boeger.
A Liga Verde Vale é parceira das Comissões Municipais de Esporte (CME) da região na organização das competições municipais, fornecendo arbitragem e divulgação. A entidade também organiza competições de base, que vão do Sub-9 até o Sub-17, além da realização do Campeonato Regional, que é disputado no segundo semestre e que neste ano tem uma perspectiva de ser realizado com a participação de 10 clubes.
A intenção para criar uma liga na região teve início no ano de 1994, através de Ademar Brighenti e Amilton Becker. Foram diversas tratativas com esportistas da região para conseguir criar a liga. Em 1995 ocorreram avanços significativos, inclusive com a criação de uma diretoria provisória, que teve como presidente Laércio Stang Warmeling. Nesse período foram criadas as cores da liga, que é verde, por conta da região de muitas matas, o azul dos rios de águas puras e o branco que simboliza a paz.
O dia de lançamento foi no dia 12 de fevereiro de 1996, na sede da Câmara de Vereadores de São Ludgero. Por unanimidade, Ademir Brighenti foi eleito o primeiro presidente da instituição.