O Clube Atlético Metropolitano completa seu aniversário de 24 anos nesta quinta-feira. O time foi fundado no dia 22 de janeiro de 2002 na cidade de Blumenau. O clube, que é carinhosamente chamado de Metrô, foi criado com o objetivo de promover um resgate no histórico futebol do município.
Em 2025 o time blumenauense voltou a jogar no estádio do Sesi no Catarinense Sicoob Série B. Embalado e com o apoio da torcida, o Metropolitano teve uma grande campanha, batendo na trave pelo acesso. O clube avançou para o mata-mata, eliminou o Tubarão na segunda fase e, no jogo do acesso, acabou superado pelo Carlos Renaux. Para 2026, a equipe entrará novamente em campo na Série B, sonhando em retornar à Série A.
O maior título da história do clube é a conquista da Série B do Campeonato Catarinense. A equipe faturou a taça em 2018, ao enfrentar o Marcílio Dias na decisão. O Metrô esteve no Campeonato Catarinense da Série A por diversas temporadas. Suas melhores colocações foram duas vezes a quarta colocação. O clube blumenauense também teve a oportunidade de disputar oito edições do Campeonato Brasileiro da Série D e uma da Série C nacional.
O Metropolitano recebeu esse nome em referência à Região Metropolitana de Blumenau. A nomenclatura foi uma sugestão do empresário Altair Carlos Pimpão, um dos fundadores da equipe. O atual presidente do Clube Atlético Metropolitano é Lucas Zanotto.
“O Metropolitano vem de uma conexão sem igual com a torcida que fez dar significado à nossa história. Com a maior média de público das divisões inferiores do futebol catarinense, provamos a força do clube e honramos a expressão que nos deu um novo norte: o Clube do Povo de Blumenau. Ao celebrar esses 24 anos, olhamos para frente de olho na reconstrução, no futuro e pelo sonho de retornar à elite do Estadual em 2027″, afirma o presidente do Metropolitano.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza o clube por mais um ano e deseja sucesso.



