Nota de Esclarecimento

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) vem a público esclarecer a respeito da mudança do seu Estatuto, realizada no dia 10 de dezembro de 2021, em Assembleia Geral Extraordinária ocorrida na sede da entidade, em Balneário Camboriú. Na ocasião foi proposta pela Federação aos clubes participantes de competições nacionais e internacionais, dentre outras questões estatutárias, a inclusão de um dispositivo para os clubes contribuírem com 5% da renda resultantes de contratos de transmissão e de retransmissão de imagens de eventos e de competições nacionais e internacionais de futebol.

Após um amplo debate entre os clubes integrantes de competições nacionais presentes na Assembleia Geral, ficou aprovado que no ano de 2022 a Federação receberá dos clubes 2% das mencionadas receitas e a partir de 2023, 3% da receita dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e 5% dos demais participantes de competições nacionais e internacionais.

Esclarecemos que a proposta feita pela FCF teve o intuito exclusivamente para investir na realização de competições promovidas pela entidade, inclusive uma conta específica foi aberta com finalidade exclusiva para receber essas receitas, que não servirão para pagar as despesas da Federação, mas sim subsidiar a realização de competições, sendo que a entidade prestará conta aos seus filiados sobre a destinação desses recursos.

Preferencialmente, os recursos serão destinados às despesas das competições de categorias de base e profissionais das divisões inferiores, como por exemplo, despesas operacionais e logísticas dos clubes, projeto para melhorias de gramado, entre outras questões.

Caso os clubes entendam que a sugestão que foi aprovada em Assembleia Geral não atenda a seus interesses, a Federação estará a disposição para, se assim preferirem, apresentar uma proposta com o objetivo de rever o dispositivo através de nova Assembleia Geral Extraordinária.

A Diretoria