A Federação Catarinense de Futebol (FCF), visando a importante decisão do Campeonato Catarinense da Série B 2022, esclarece que elaborou uma estratégia para promover uma inovação no credenciamento para os profissionais dos veículos de imprensa que irão trabalhar na decisão, que será disputada nesta quarta-feira (21/09), às 20 horas, entre Criciúma e Atlético Catarinense, no estádio Heriberto Hülse.
Uma iniciativa foi a criação de uma credencial especial e histórica do jogo, com os dados do jogo e o nome do profissional de imprensa envolvido, por sugestão de um renomado profissional de comunicação catarinense. Além de ser uma peça de identificação para ser usada na partida, os profissionais também poderão guardar como lembrança de ter trabalhado na decisão. Esse modelo teste, que é utilizado em grandes eventos esportivos, foi desenvolvido no intuito de ser utilizado nas principais competições organizadas pela FCF. Por conta da receptividade negativa por parte de profissionais, a iniciativa será mantida, mas não obrigatória.
Para a referida partida desta quarta-feira, os profissionais, que estiverem devidamente credenciamentos dentro do prazo, e detentores das suas respectivas carteiras do ano vigente da Arfoc/SC e Acesc, poderão acessar o estádio dentro do prazo estipulado (das 16h30min às 19h30min), sem a necessidade da credencial especial da partida, que ficará disponibilizada no Hotel Zata, no Centro de Criciúma, das 10 às 16 horas desta quarta-feira. A relação de credenciados, conforme o padrão adotado nas competições profissionais da FCF, foi encaminhada para a Acesc para aprovação.
O fato de ter credencial específica para a final desta quarta-feira não exime a responsabilidade de seguir o que rege a Lei Pelé no seu artigo 90-F, que diz: “Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto”.
Essa é uma ação de uma série já utilizadas. Além do credenciamento de imprensa, específica para esse jogo, a FCF já utiliza os patches da final nos uniformes dos clubes e da arbitragem, e a tag na bola com a marca especial da competição. Também haverá adequação no acesso de pessoas no entorno do gramado para a premiação, além das tradicionais premiações dos vencedores, de goleiro menos vazado e artilheiro, seguindo o slogan da FCF: Inovação, Respeito e Transparência.