Nova ferramenta do VAR da FCF é testada em partidas do Catarinense Sicoob Série B

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) deu início a implementação de um novo sistema de árbitro de vídeo (VAR). Os passos iniciais da nova tecnologia foram dados neste fim de semana. As partidas da sexta rodada do Catarinense Sicoob Série B, entre Blumenau x Juventus, no sábado (05/07), e Metropolitano x Fluminense, no domingo (06/07), contaram com testes offlines, ou seja, que não interferiram nas decisões de campo. As atividades marcaram o começo da parceria entre a FCF e a Goal Sport Technology, empresa parceira da entidade que é sediada na República Tcheca.

A tecnologia é de ponta, que foi certificada pela FIFA. A Federação Catarinense de Futebol adquiriu os equipamentos e pretende que todo o sistema seja implementado no futuro nas competições da entidade. Haverá uma central em Florianópolis, com o intuito de redução de custos.

Segundo o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Kleber Lucio Gil, os testes ocorreram dentro do planejado. “Esse primeiro teste foi um sucesso, onde conseguimos colocar em prática tudo aquilo que imaginávamos. Esses preparativos nos mostram que estamos no caminho certo em busca do melhor para a arbitragem catarinense”. Os testes também foram acompanhados por profissional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Para que os testes acontecessem, a equipe da Goal Sports chegou ao Brasil na última quarta-feira (02/07). No dia seguinte, os profissionais começaram a montar a estrutura para que no sábado (05/07) o equipamento pudesse estar em pleno funcionamento. Na sexta-feira (04/07), os integrantes da empresa também se reuniram com representantes da arbitragem da FCF.

A iniciativa, com total apoio do presidente Rubens Angelotti, tem como principal objetivo proporcionar que todos os jogos do Catarinense Fort Atacadista 2026 contem com a ferramenta do VAR.