O ex-árbitro assistente, Kleber Lúcio Gil, assumiu na noite desta quinta-feira (11/07) o cargo de diretor do Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Com 27 anos de carreira, ele atuou sob o escudo da FCF, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e FIFA. Cantucho João Setúbal, que ocupava a função interinamente com o falecimento de Marco Antônio Martins, será o presidente da Comissão de Arbitragem da FCF.
“É um grande desafio, porque nossa arbitragem hoje está num patamar elevadíssimo, nível nacional, até internacional. E, na verdade, a expectativa é poder fortalecer cada vez mais a arbitragem catarinense, trabalhar os nossos árbitros, trazer cada vez mais árbitros para o processo e formar novos árbitros. Acho que, na verdade, é um ciclo. Nós temos árbitros já consolidados, mas precisamos trazer mais, porque os nossos campeonatos precisam cada vez mais de árbitros qualificados”, destaca Kleber Lúcio Gil.
O ex-árbitro assistente foi designado em diversas partidas internacionais, como as Eliminatórias para a Copa do Brasil 2014, da Rússia 2018 e do Catar 2022. Em 2015 ele foi escalado para atuar no Mundial Sub-20, na Nova Zelândia. Ele atuou em 44 partidas da Libertadores e 29 da Sul-Americana. Além disso, fez parte do trio de arbitragem das finais da Sul-Americana 2015, Recopa Sul-Americana de 2013 e 2016, do Sul-Americano Sub-20 de 2015 e da Copa América Centenário, em 2016.
Pelos gramados do futebol brasileiro, Kleber Lúcio Gil foi designado em 272 partidas da Série A do Campeonato Brasileiro, sendo que em duas foi em definição do campeão nacional. Foi assistente também em três finais da Copa do Brasil: 2016, 2020 e 2022. Seu início na arbitragem foi em 1996 e o seu término foi na atual temporada, quando foi árbitro assistente na decisão da Recopa Catarinense entre Criciúma e Marcílio Dias, no estádio Heriberto Hülse.
Cantucho João Setúbal tem longa trajetória no futebol como árbitro. Ele iniciou a carreira em 1985 e encerrou a sua em 2000, sendo por vários anos integrante do quadro da Confederação Brasileira de Futebol. Em 1994 apitou a final da Série B do Brasileiro entre Juventude e Goiás. Em Santa Catarina, apitou uma série de decisões e jogos importantes, incluindo alguns clássicos entre Avaí e Figueirense. Cantucho, que é graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chegou a FCF na atual gestão em 2017, com a função de ouvidor. Depois virou membro até exercer a função de diretor interino. Natural de Biguaçu, Cantucho fundou o Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina e foi um dos fundadores da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF).
“Estou muito feliz e agradecido pelo Kleber ter aceitado o convite para contribuir com o crescimento e fortalecimento da nossa arbitragem. Seu currículo por certo vai oferecer ao departamento um suporte necessário para o desenvolvimento da arbitragem catarinense”, aponta. “Fico satisfeito em continuar no processo. Sinto-me honrado e agradecido pelo presidente Rubens Angelotti por oportunizar que eu possa desenvolver as atribuições inerentes ao cargo. Vamos trabalhar em conjunto em uma missão desafiadora”, completa.