O Fluminense faturou o primeiro título profissional de sua história neste sábado (02/11). A equipe de Joinville levantou o título invicto do Campeonato Catarinense da Série C de 2024. A equipe foi campeã ao vencer o Porto por 2 a 1, na Arena Joinville. O primeiro jogo da final, disputado no dia 27 de outubro, ficou empatado em 1 a 1, no estádio Armando Sarti, em Porto União.
As duas equipes já haviam garantido o acesso à Série B Estadual de 2025, mas o Fluminense conseguiu coroar a campanha com a taça. O Porto abriu o marcador da segunda partida da final ainda no primeiro tempo, com Matheus Cruz. O Fluminense, também na etapa inicial, buscou o empate com Caio Gabriel. A virada do time de Joinville veio na segunda etapa com Ibra.
Após a partida, o Fluminense recebeu as medalhas de campeão e os atletas do Porto colocaram no peito as medalhas de segundo colocado. Também foram premiados os destaques individuais da Série C. A chuteira e a luva de ouro da competição foram conquistados por jogadores do time joinvilense. O artilheiro foi Ahmed Ibrahim, o Ibra, com cinco gols. Já Pedro Nagel foi o goleiro menos vazado com cinco gols sofridos em seis jogos.
O Fluminense faturou o título sem ser derrotado. A equipe teve a melhor campanha na primeira fase, com 10 pontos conquistados. O time de Joinville garantiu o acesso com três vitórias e apenas um empate. Na final contra o Porto, o time novamente passou sem derrotas.
O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, foi representado por Carlos Fernando Crispim, vice-presidente e diretor do Departamento de Competições da entidade. O diretor ressaltou a importância da disputa da competição. “Tivemos uma competição curta na Série C deste ano. Os dois melhores times na disputa conseguiram chegar nesta final, fazendo um jogo equilibrado. Os dois já garantiram acesso para a Série B. Foi mais uma competição encerrada com sucesso, como todas as competições que estão sendo encerradas na Federação Catarinense de Futebol”.
O presidente do Fluminense, Anelísio Machado, relatou a alegria do Fluminense em voltar à Série B. “Fazer futebol é um desafio duplo, uma é acertar o time e outra é atender todas as exigências de competição. A gente foi feliz, montou um grupo não muito grande, um elenco com 24 atletas, mas que se comprometeram com a competição e tentar buscar o acesso à Série B. Foi alcançado esse objetivo. A gente está feliz com os resultados que a gente conseguiu. Para a Série B, a gente sabe que o desafio vai ser muito grande. Requer muito mais planejamento, mais estrutura e temos que trabalhar muito para pensar em 2025. Nosso primeiro objetivo é se manter na Série B e segundo ponto, tentar alguma coisa a mais”.
Já o presidente do Porto, Israel Trancoso, mais conhecido como Alemão do Porto, comentou sobre o acesso do time de Porto União. “A campanha do Porto foi muito boa devido ao nosso objetivo que era o acesso, que foi conquistado diante do Jaraguá, no mando nosso. Para o ano que vem a gente está planejando junto com a comissão técnica e a diretoria porque o nível aumenta e a responsabilidade também é muito maior. Sabemos que é um campeonato bem competitivo, a gente já participou 12 anos na segunda divisão. O planejamento vai ser muito mais elevado para o ano que vem e acreditamos fazer uma boa campanha”.
Campeonato Catarinense Série C 2024
Final – Ida
27/10
Porto 1 x 1 Fluminense
Final – Volta
02/11 – 15 horas
Fluminense 2 x 1 Porto
Fotos: Deivis dos Anjos/FCF