O Grêmio Esportivo Metropolitano é um velho conhecido do Campeonato Catarinense Não Profissional. A equipe de Nova Veneza já disputou sete vezes o Estadual e ostenta três títulos na disputa. Além disso, o Metropolitano venceu em 2018 o Sul-Brasileiro Não Profissional.
A equipe de Nova Veneza foi fundada em agosto de 1998 e manda seus jogos no estádio Darci Marini. A estreia do Metropolitano no Estadual será contra o Floresta neste sábado (09/09), às 16 horas. O confronto será disputado no estádio Hermann Weege, em Pomerode.
O time de Nova Veneza ainda conta com sete títulos regionais da Liga Atlética da Região Mineira (LARM) e três taças da Copa Sul dos Campeões. O Metropolitano será dirigido pelo técnico Luiz Gonzaga Milioli no Catarinense. Já o craque da equipe é o meio-campista Andrei.
Segundo o presidente do Metropolitano, Kristian Fragnani Mazzucco, a tradição da equipe faz com que a taça seja o principal objetivo da equipe de Nova Veneza. “Em todas as competições que o Metrô participa o objetivo é sempre o título e no Estadual não poderia ser diferente”.