O futebol catarinense tem muito a comemorar neste sábado (12) de abril de 2014, data em que a Federação Catarinense de Futebol completa 90 aos de fundação. A passagem da data foi celebrada oficialmente no último dia 03 de abril, em Balneário Camboriú, quando a diretoria da Entidade recepcionou convidados, amigos, dirigentes, imprensa e autoridades em jantar festivo no Infinity Blue Spa e Resort.
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, anfitrião do momento extraordinário, teve a honra de receber entre os convidados o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2104, José Maria Marin e Presidentes de Federações de oito Estados, além dos Vice-Presidentes e toda cúpula diretiva da Confederação Brasileiora de Futebol.
História
Faz nove décadas os dirigentes dos clubes Atlético Florianópolis, Figueirense, Internato, Trabalhista e Avahy, reuniram-se para registrar a ata de fundação da antiga Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol. A história da regulamentação do futebol em Santa Catarina começou na Rua Esteves Júnior, no Centro da Capital, no Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva, onde houve o encontro.
No princípio, a entidade organizava campeonatos das modalidades de atletismo, tiro ao alvo e também de futebol. O primeiro presidente da então Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres foi Luiz Alves de Souza (1924-1927). Mais tarde, já em 1927, a Entidade teve seu nome modificado para Federação Catarinense de Desportos.
Com a consolidação do futebol como o esporte das multidões e a com evolução das demais modalidades de práticas esportivas e a consequente criação de entidades regulamentadoras específicas para cada uma, em 1951 a Federação Catarinense de Desportos tornou-se a Federação Catarinense de Futebol.
A história do futebol de Santa Catarina traz consigo grandes momentos protagonizados por tradicionais clubes e clássicos municipais que foram surgindo nos maiores centros do Estado. Estes jogos entre equipes da mesma cidade se tornaram grandes clássicos, que ganharam reconhecimento e fama ao longo dos tempos pelo ótimo nível das equipes.
No Norte, em Joinville, América X Caxias, no Vale do Itajaí em Blumenau, Olímpico X Palmeiras, em Itajaí, Barroso X Marcílio Dias, em Brusque, Paysandu X Carlos Renaux. Seguindo para o Sul, em Criciúma, com Próspera, Metropol e Comerciário. No litoral Sul, em Tubarão, Ferroviário X Hercílio Luz, no Planalto Serrano, nas cores do Internacional, de Lages.
O momento histórico que celebra a tradição do futebol catarinense é ilustrado ainda em grande nível no futebol barriga-verde. O clássico que se consagrou como o mais tradicional ao longo da história, Avaí X Figueirense ou Figueirense X Avaí, segue escrevendo capítulos repletos de emoção nos triunfos, empates e reveses dos dias atuais.
Com o passar dos anos e a evolução para o profissionalismo, muitas equipes pioneiras no futebol catarinense ficaram para trás, mas também surgiram imensas alegrias com o aparecimento de clubes que representam uma realidade de conquistas para os torcedores catarinenses como: Criciúma (1978), Joinville (1976) e Chapecoense (1973). A ascensão destas três agremiações e o fortalecimento da dupla da Capital são responsáveis pelo desempenho honroso do futebol catarinense no cenário nacional no século XXI.
Nas cores do Criciúma Esporte Clube atingimos os títulos mais expressivos, a Copa do Brasil de 1991 e o Campeonato Brasileiro da Série B de 2002. O Tigre ainda foi campeão brasileiro da Série C em 2006, título também alcançado por outros dois coirmãos, Avaí em 1998 e Joinville em 2011.
A “Era Delfim”
O futebol catarinense encontrou o caminho de todos os títulos nacionais na administração do Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, que iniciou no ano de 1985. Ao longo dos 89 anos, a Federação Catarinense de Futebol teve dezesseis (16) presidentes. O Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho tem mandato até o ano de 2014. O advogado e político itajaiense, Delfim Pádua Peixoto Filho, completa em 2014 vinte e nove (29) anos à frente do futebol catarinense. Além da evolução galopante da Federação Catarinense de Futebol no cenário nacional, a sede própria da Entidade, construída em 2007 no município de Balneário Camboriú, representa o maior feito desta administração para o futebol de Santa Catarina.
VEJA FOTOS DA FESTA DOS 90 ANOS DA FCF: