Após bater na trave em 2023, o Guarani de Palhoça Futebol Ltda tentará voltar à elite do futebol de Santa Catarina na disputa do Campeonato Catarinense da Série B. O estádio Renato Silveira, em Palhoça, é a casa da equipe que já têm títulos da divisão de acesso em sua história.
O Guarani teve uma ótima campanha na última edição da Série B. A equipe de Palhoça avançou até a semifinal e foi eliminada pelo Nação com dois empates. Em 12 jogos na última temporada, o clube foi derrotado em apenas uma ocasião, ficando com o quarto lugar geral. O principal título da história da equipe é o Campeonato Catarinense da Série B, que já foi conquistado em duas oportunidades pelo clube: 2003 e 2012.
Para sonhar com o acesso, o Guarani tem como seus destaques alguns atletas que estavam no elenco semifinalista em 2023. Se destacam no plantel jogadores como Matheus Campos, meia-atacante que esteve entre os melhores da Série B 2023, Guilherme Morassi que ganhou como melhor lateral-esquerdo da competição, e o atacante Bryan Krüger, que retorna à equipe de Palhoça.
O diretor do Guarani, Amaro Júnior, ressaltou que a equipe quis manter a base da última temporada. “Montamos uma equipe jovem, a maioria fez parte do grupo do ano passado. Nossa comissão técnica é da região e sabe da nossa realidade de investimento. Temos a expectativa de fazer uma boa competição e de conseguir o tão sonhado acesso à elite do futebol catarinense. Nosso estádio passou por todas vistorias e está aprovado pela FCF.”
A equipe de Palhoça será comandada por Márcio Coelho. Essa será a segunda temporada do profissional sendo treinador do Guarani. “A expectativa é de enfrentar uma competição muito forte e disputada. O objetivo principal é ser uma equipe muito competitiva e organizada, para melhorar a campanha realizada no ano passado, visando o acesso”, declarou o técnico.
O início da caminhada do Guarani na Série B será diante do Camboriú no dia 26 de maio. O confronto será disputado às 15 horas no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú.