O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixto Filho, participou nesta sexta-feira, 21, em Florianópolis, do seminário para debater o Projeto de Lei 6753/13, que cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos – Proforte.
Estiveram presentes ao evento os deputados federais Jovair Arantes (PTB/GO), que é o presidente da comissão que trata da criação do Proforte, Vicente Candido (PT/SP) e Edinho Bez (PMDB/SC), coordenador do seminário, o presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF), Marco Antônio Martins, alem de representante da CBF, presidentes dos clubes de futebol das séries A, B, C e D dos Estados Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e entidades ligadas ao esporte entre elas a FCF.
Uma das mudanças previstas pelo Proforte é o parcelamento da dívida fiscal dos clubes e entidades esportivas de futebol com a União, tendo como contrapartida a concessão de bolsas esportivas para crianças e jovens carentes. O projeto também contempla a valorização e incentivo para a prática de outras modalidades esportivas.
Segundo o deputado federal Edinho Bez (PMDB/SC), o Proforte vem com a finalidade de tornar o formato mais atraente de apostas (loterias esportivas) que visam arrecadar fundos aos clubes e propiciar o aumento da capacidade de pagamento, pelas entidades desportivas, de suas dívidas fiscais para com a União. “A ideia é aumentar a atuação de instituições para apoio do esporte brasileiro, entre eles, os esportes olímpicos, paralímpicos e as iniciações esportivas”, destacou o parlamentar.
Informações: Julio Cancellier / ANAF