Tradicionalmente uma das grandes vencedoras de Campeonatos pelo Brasil, a região Sul é o segundo grande polo do futebol brasileiro, atrás apenas da região Sudeste. Com a parceria junto à montadora de veículos Chevrolet, os três Estados sulistas ganham ainda mais força no cenário nacional, e segundo os presidentes das Federações Catarinense, Gaúcha e Paranaense, o novo patrocínio é uma chance de elevar o futebol da região e seguir o exemplo de gestão da Federação Paulista de Futebol.
Para Delfim Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol, o grande ponto positivo da nova parceria é o acréscimo financeiro que ela gera tanto para as federações de grande porte, quanto para as de menos expressão. “Nossa federação nos anos anteriores já teve outros patrocínios, mas agora teremos o patrocínio de uma das maiores montadoras do mundo. Essa nova parceria será muito boa para todos os envolvidos em termos financeiros, para que possamos melhorar o campeonato e as arbitragens. Vamos ter mais recursos para engrandecer cada vez mais. Isso ajudará principalmente as federações menores”, explicou Dr. Delfim.
“Essa parceria traz um poderio financeiro para as equipes, valoriza mais a competição. Demonstra o reconhecimento não só ao futebol gaúcho, mas a todos os estaduais, trazendo uma marca nacionalmente conhecida como a Chevrolet”, disse Luciano Dahmer Hocsman, primeiro vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Luciano fez questão de enaltecer o pioneirismo da federação paulista na gestão do esporte brasileiro. “Podemos pegar como exemplo o empreendedorismo e a modernidade da federação paulista. Isso vem sendo feito gradativamente na federação gaúcha desde 2003. Indiscutivelmente, a Federação Paulista, com o tamanho, o poderio e a força que tem, serve como exemplo não só para o Rio Grande do Sul, mas para todos os estados”, afirmou. Sobre os benefícios do novo patrocínio, Luciano lembrou da possibilidade de potencializar a imagem de ambos os lados da parceria. “Dá visibilidade tanto para a marca Chevrolet que é uma marca espalhada por todo o Brasil, e também para os clubes que disputam os regionais, e para as federações que vão ter os seus nomes ligados à marca”, completou o Vice-presidente gaúcho.
O presidente da única das federações sulistas que já havia estabelecido a parceria desde o ano passado, a paranaense, ressaltou a possibilidade de integrar o torcedor ao espetáculo, por meio, por exemplo, de prêmio e sorteios. “Nos já tivemos a parceria com a Chevrolet no ano passado e o retorno que tivemos foi muito bom. Isso é válido para todos os estados brasileiros, vem uma contribuição importante para federação e para os clubes. Pela conversa que tivemos, vamos tentar envolver os torcedores em diversas situações dentro do torneio”, declarou o presidente paranaense, Hélio Pereira Cury.