A primeira fase da Série C do Campeonato Catarinense foi encerrada neste fim de semana. Após 15 jogos disputados, as equipes do Tubarão, Blumenau, Imbituba e Porto foram as que mais pontuaram na fase classificatória e seguem na luta pelo acesso. Os dois finalistas do Estadual garantem acesso para a segunda divisão do Catarinense.
Até aqui a competição contou com muitos gols. A rede foi balançada 45 vezes, uma média de três gols por partida. Além de ocuparem as primeira posições da tabela, Tubarão e Blumenau estão invictos no Estadual. O time do Sul do Estado venceu quatro partidas e empatou uma, enquanto a equipe blumenauense conquistou duas vitórias e teve dois empates.
No quesito bola na rede, o Blumenau também é destaque. O time blumenauense já marcou 12 gols no Catarinense. Outros ataques que também fizeram uma boa primeira etapa de Série C foram o do Imbituba, com nove gols, e do Porto, com oito.
A principal defesa na primeira fase foi a da equipe de Tubarão. O sistema defensivo do time tubaronense foi vazado apenas duas vezes. Blumenau e Imbituba também sofreram poucos gols. As equipes foram vazadas em apenas cinco oportunidades.
A artilharia da Série C tem fortes candidatos à chuteira de ouro. Lucão, do Imbituba, lidera a corrida com cinco gols marcados. Gabriel Aires, com quatro gols, é o vice-artilheiro. Já Elicarlos, do Tubarão, e Guilherme, do Porto, fecham o pódio com três gols cada.
No quesito disciplinar, foram aplicados 104 cartões amarelos e quatro vermelhos na primeira fase da Série C. No fair play, Blumenau, com 14 cartões amarelos, e Pedra Branca, 15, se destacaram.
Campeonato Catarinense Série C
Semifinal – Ida
21/10 – 15 horas
Tubarão x Porto
Blumenau x Imbituba