A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (27/01) o Programa de Profissionalização da Arbitragem. Com esse passo estratégico serão oito profissionais de arbitragem do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) integrando esse projeto da CBF para a modernização do futebol brasileiro. Ao todo foram 72 árbitros selecionados e Santa Catarina é um dos Estados mais representados no programa.
Da FCF vão participar os árbitros de campo Bráulio da Silva Machado e Ramon Abatti Abel, os árbitros assistentes Thiago Labes, Alex dos Santos e Gizeli Casaril, e os profissionais de VAR Rodrigo D’Alonso, Charly Wendy e Wagner Reway.
Após a alteração do calendário e da instituição do fair-play financeiro, a CBF, comandada pelo presidente Samir Xaud, promoveu um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões para o desenvolvimento e profissionalização para 2026 e 2027. O programa foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Arbitragem, liderado por Netto Góes, Helder Melillo e Davi Feques, e que conta com a participação de 38 clubes das Séries A e B, consultores internacionais, árbitros, federações e associações, o Programa de Profissionalização da Arbitragem (PRO) está estruturado em quatro pilares e começará oficialmente em março.



