O futebol catarinense contará com um grande reforço nos estádios catarinenses durante o Campeonato Catarinense Chevrolet Série A 2014, será o programa Justiça Presente.Na tarde desta 4ª feira (18), o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, esteve na sede Tribunal de Justiça, em Florianópolis, reunido com o Presidente do TJ, Desembargador Nelson Schaefer Martins, com o desembargador Victor José Sebem Ferreira, coordenador da Secretaria do Conselho Gestor e Programas Alternativos de Solução de Conflitos e com o Promotor Público Marcelo de Tarso Zanellato, responsável pelo Centro de Apoio de Defesa do Consumidor.
Idealizado pelo Tribunal de Justiça, o programa Justiça Presente existe desde 2006 em Santa Catarina e garante atendimento e rápida solução para ocorrências de menor poder ofensivo nas praças esportivas do Estado. Na reunião foram discutidas e reafirmadas questões relativas aos papéis de cada instituição na execução do programa Justiça Presente. O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, sugeriu o fechamento dos portões aos torcedores dos times que não cumprirem todas as obrigações, e foi enfático ao afirmar a impossibilidade de se fazer futebol sem a polícia, o Ministério Público e o Justiça Presente.
O Presidente eleito do TJ, Desembargador Nelson Schaefer Martins, compareceu ao encontro para reafirmar seu respeito a todas as instituições envolvidas, assim como seu incondicional apoio e comprometimento com o projeto. Ele também lembrou que o Justiça Presente é uma iniciativa inédita do Estado, que largou na frente ao levantar a bandeira da segurança nos estádios.
O representante do Ministério Público responsável pelo Centro de Apoio de Defesa do Consumidor, Marcelo de Tarso Zanellato, falou da importância da identificação dos torcedores dentro do estádio, o que, na sua opinião, poderia ser feito com a instalação de catracas eletrônicas e cadastramento biométrico.