Imagem: CazéTV

Ramon Abatti Abel faz arbitragem inédita para o Brasil na final olímpica do futebol masculino

O árbitro Ramon Abatti Abel, que integra o quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF), fez história e se tornou o primeiro brasileiro a apitar uma final do Campeonato Masculino de Futebol dos Jogos Olímpicos. O feito inédito ocorreu nesta sexta-feira (09/08), na disputa da medalha de ouro das Olimpíadas de Paris entre França e Espanha. As equipes entraram em campo no Parque dos Príncipes, em Paris (França).

O jogo marcou a reedição da final da Eurocopa de 2024 e contou com fortes emoções. A França abriu o placar, mas sofreu a virada por 3 a 1 da Espanha ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, jogando a favor de sua torcida, os Les Blues buscaram o empate em 3 a 3 e forçaram a prorrogação. Na prorrogação, a Fúria marcou mais dois gols e fechou o placar em 5 a 3.

A partida teve um primeiro tempo com muitas ações. Nos 45 minutos iniciais, a rede balançou com quatro gols. Ramon Abatti Abel marcou oito faltas na primeira etapa, sendo cinco a favor da Espanha e três para a França. Em uma dessas faltas, saiu o terceiro gol espanhol marcado em um chute direto de Alejandro Baena. Ainda no quesito disciplinar, o catarinense aplicou dois cartões amarelos para o time da casa. O primeiro tempo teve três escanteios.

No segundo tempo, a partida exigiu uma arbitragem mais rígida de Ramon. Na segunda metade do jogo, foram anotadas 15 faltas, sendo sete a favor da França e oito para a Espanha. Em uma dessas faltas surgiu o segundo gol francês, com a cobrança de Olise e o desvio de Akliouche. Na segunda etapa, foi a vez da Espanha ser punida com três cartões amarelos. Os últimos 45 minutos tiveram sete escanteios.

O árbitro brasileiro foi ao VAR em apenas uma oportunidade, no final do segundo tempo. A tecnologia flagrou uma obstrução de Turrientes, da Espanha, em uma tentativa de cabeceio de Kalimuendo, da França, dentro da área. Após uma rápida revisão, Ramon assinalou pênalti, que foi convertido por Mateta.

Durante toda a prorrogação, foram anotadas oito faltas, quatro para cada time. Dois jogadores da Espanha levaram cartões amarelos e quatro escanteios foram marcados.

Esse foi o quarto jogo das Olimpíadas de Paris em que o catarinense atuou. Ramon foi o árbitro principal na primeira rodada do futebol feminino, na partida entre Estados Unidos e Zâmbia. Na segunda rodada, ele foi o quarto árbitro no confronto entre Israel e Paraguai, válido pelo Campeonato Maculino. Abatti voltou a comandar o apito na terceira rodada do masculino, no duelo entre Marrocos e Iraque.

Imagem: CazéTV