Um passo importante para a padronização de normas para torcedores nos estádios de Santa Catarina foi dado na tarde desta quarta-feira (01/03). Estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, comandantes da Polícia Militar de Santa Catarina, Ministério Público Federal de Santa Catarina, Federação Catarinense de Futebol (FCF), torcidas organizadas, dirigentes de clubes e a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina. A Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), com seus representantes regionais, também compareceram no encontro.
Representaram a FCF no evento o presidente Rubens Angelotti e o procurador jurídico Rodrigo Capella. O principal assunto da pauta foi o de padronizar os processos para o torcedor no estádio, para que os mesmos passem pelo mesmo procedimento em partidas em sua cidade e também em outras localidades. Atualmente há orientações diferentes em algumas regiões.
A partir desta questão, a Polícia Militar de Santa Catarina se colocou à disposição para a confecção de uma cartilha para unificar os processos, expondo as permissões e as proibições que os torcedores terão nos jogos.
“É uma necessidade antiga e que nos últimos tempos estamos trabalhando no sentido de encontrar um caminho adequado. Em Santa Catarina temos torcedores apaixonados e que fazem lindas festas. A padronização será muito benéfica para todos”, avalia o presidente da FCF, Rubens Angelotti.
No fim de janeiro, na sede da FCF, em Balneário Camboriú, ocorreu um encontro para tratar de questões de torcidas organizadas em Santa Catarina. A partir de algumas pautas, foi viabilizado esse novo encontro para tratar de questões de torcedores do Estado.