Reunião marca abertura do Catarinense Série C

A sede da Federação Catarinense de Futebol foi palco na tarde desta 2ª feira (10) para a reunião festiva que antecede o início do Campeonato Catarinense da Série C 2015, que começa no próximo domingo (16) com a participação de oito clubes. Além da Diretoria da FCF e dos presidentes de clubes, também participaram estiveram presentes.

A Federação Catarinense de Futebol e a SC Clubes realizaram o encontro com o objetivo de frisar informações importantes em vários aspectos relacionados à disputa. O Presidente da FCF, Dr. Delfim Peixoto Filho, abriu encontro saudando a presença dos presidentes de clubes e afirmando que a competição está melhorando a cada ano. “Já tivemos anos em que a Série C foi uma competição praticamente semi-profissional e felizmente evoluímos bastante com o surgimento de clubes organizados como o Barra. Tenho certeza que a competição está em evolução e teremos a melhor Série C já realizada”.
IMG_1056
Além da Diretoria da FCF e dos presidentes de clubes, também participaram da reunião o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Alexandre Monguilhott e a representante do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Santa Catarina, Érica Gonçalves Krauss.

O representante da SC Clubes para assuntos das Séries B e C, Carlos Fernando Crispim, fez uso da palavra e agradeceu a presença de todos, salientando alguns pontos que também refletem organização na competição e cultivando o respeito entre os clubes participantes. “Precisamos estabelecer uma relação amistosa entre os dirigentes dos clubes e pedimos aos senhores para que sempre recebam bem o adversário, mantendo condições de segurança e mínimo conforto à diretoria do clube visitante”, ressaltou Crispim.

O Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva também teceu alguns comentários instrutivos aos presidentes de clubes quanto à conduta dos atletas. “O TJD-SC busca a cada novo julgamento, a cada sessão, extinguir a violência do futebol. É muito difícil, as disputas físicas fazem parte do jogo, mas não a deslealdade, a falta de caráter e a indisciplina. Pedimos aos senhores que instruam os atletas ao máximo porque iremos a aplicar as sanções da justiça desportiva”, destacou.
IMG_1050
A Secretária do SINAFESC, Érica Gonçalves Krauss, também fez uso da palavra, desejando feliz competição aos participantes, reiterando o papel de isenção da arbitragem. “Para a arbitragem não há distinção entre Séries A, B e C, há uma partida entre duas equipes que devem cumprir as regras”, relembrou.

O engenheiro contratado pela SC Clubes, Renê Silva, falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público, a Polícia Militar, FCF e a SC Clubes e sobre a importância do aperfeiçoamento dos estádios na Série C conforme as exigências.

A Diretoria da FCF fez explanações na área jurídica, com o Procurador Rodrigo Capella e na área de registro de atletas, com a Diretora do Departamento de Registro e Transferências, Cláudia Teixeira.

Forma de disputa
O Catarinense Série C 2015 terá oito clubes e a mesma forma de disputa do Catarinense Série B, em pontos corridos, turno e returno, com as duas equipes mais bem classificadas disputando o título em dois jogos. Apenas o campeão ascenderá à Série B em 2016.
regua_serie_c