A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes) comemora neste ano 37 anos de fundação. Situada em Florianópolis, a entidade foi criada no dia 1º de junho de 1987. A SC Clubes é uma sociedade civil sem fins lucrativos de direito privado que conta com 33 clubes filiados.
A Associação foi idealizada por Waldomiro Schützler, na época presidente do Joinville Esporte Clube. O primeiro presidente eleito da entidade foi Manoel Simões de Moura, que presidia o Marcílio Dias. Os clubes fundadores da SC Clubes são: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Ferroviário, Hercílio Luz, Internacional, Joinville, Marcílio Dias, Paysandu e Próspera.
A Associação surgiu com alguns objetivos, como buscar a interação entre os clubes de futebol profissional de Santa Catarina; postular o direito de participação de seus associados em atividades esportivas, atuando junto às autoridades desportivas e órgãos públicos; adotar medidas efetivas que possibilite o acesso dos clubes associados em nível de discussão ou de decisão junto aos órgãos dirigentes; discutir e buscar posicionamentos coesos dos clubes em relação a temas polêmicos pertinentes ao futebol catarinense.
Qualquer agremiação do futebol profissional de Santa Catarina pode se associar à SC Clubes, desde que obedeça às seguintes condições: ter personalidade jurídica; possuir licença de funcionamento em conformidade com a Lei; e estar inscrito para a disputa de campeonatos promovidos pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).
O atual presidente da entidade é Cristopher Nazário Nunes, que também preside o Esporte Clube Internacional. O seu vice-presidente é Danilo Rezini, atual presidente do Brusque Futebol Clube.
A Federação Catarinense de Futebol, em nome de seu presidente Rubens Angelotti, agradece e parabeniza a SC Clubes por todo o trabalho e fomento ao futebol catarinense. A entidade deseja que venham ainda muitos anos de parceria e colaboração em prol do esporte de Santa Catarina.