A segunda etapa do trabalho de recuperação para melhorias nos gramados dos estádios do Campeonato Catarinense da Série A de 2022 está em processo final. O trabalho tem sido realizado por profissionais da empresa de Maristela Kuhn, através da Comissão de Vistoria de Estádios (CIE) da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Passaram por trabalhos de melhorias os gramados dos estádios Domingos Machado de Lima, Augusto Bauer, Arena Joinville, João Marcatto e Dr. Hercílio Luz. O estádio Aníbal Costa será o próximo a receber a visita da CIE, em data a ser confirmada.
A atenção da FCF tem sido constante para que todos os gramados dos estádios que receberão partidas da competição estadual estejam em boas condições para a prática do futebol. A empresa de Maristela Kuhn é bastante conceituada, inclusive realizando trabalhos para a Fifa, como foi na Copa do Mundo de 2014, competições da Conmebol e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Nas vistorias foram feitas análises profundas de vários aspectos dos gramados, no intuito de desenvolver o planejamento de manutenção. Os profissionais que realizam o tratamento dos gramados também participaram de aulas de capacitação, com o objetivo de manter os campos em curto, médio e longo prazo.
A iniciativa da realização desse projeto foi do presidente da FCF, Rubens Angelotti. “Além de oferecer segurança a quem entra no estádio, temos também um compromisso de estar atentos para a qualidade dos gramados, que é indispensável para a prática do futebol. Estaremos sempre atentos a novas tecnologias para oferecer as melhores condições de auxiliar os nossos clubes”, destaca o presidente Rubens Angelotti.
A primeira fase do projeto de vistoria e melhoria dos gramados ocorreu no fim de agosto e início de setembro. “Tão importante quanto ao diagnóstico da consultoria realizada nos gramados é o processo de manutenção constante. Vamos ter uma sequência de jogos e por isso temos muita atenção nesse processo. É fundamental que os clubes continuem com a manutenção de forma constante, seguindo as orientações recebidas, para manter os gramados em boas condições para a prática do futebol”, aponta Carlos Fernando Crispim, da Comissão de Vistoria de Estádios da FCF.
Estádio Domingos Machado de Lima. Foto: Ricardo Artifon/CAC