O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina (TJD/Fut/SC) implementou o processo desportivo no formato 100% digital. A primeira audiência nesse novo modelo foi realizada na noite desta terça-feira (06/02), na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú.
Com a nova tecnologia, o acesso às informações será facilitado para os clubes, atletas, advogados e a Procuradoria, pois serão disponibilizados os processos para acesso pela internet. Também as informações relativas aos despachos e decisões dos processos podem ser acessados de imediato e em qualquer lugar do mundo.
A sessão de julgamento permanece no formato presencial, com opção para o formato híbrido ou o 100% virtual, dependendo da necessidade, mas nela não haverá a presença de documentos físicos para consulta: todos os processos passam a ter o formato eletrônico, com acesso através de notebooks, PCs, tablets e smartphones, graças ao sistema ÉGol Justiça, semelhante ao já utilizado para as súmulas eletrônicas.
No CBJD há o princípio da publicidade, que agora passa a ser ampliado com essa ferramenta, diminuindo o tempo de acesso às informações, facilitando as rotinas do todos que atuam ou têm interesse nos processos que tramitam no TJD, não havendo necessidade sequer de deslocamento até a sede do TJD, pois tudo pode ser acessado pela rede mundial de computadores.
Fotos: Fernando Ribeiro/FCF