No próximo domingo (19) será realizada a última e decisiva do Campeonato Catarinense Chevrolet 2013. Das dez equipes que iniciaram a disputa no dia 20 de janeiro, apenas a Associação Chapecoense de Futebol e o Criciúma Esporte Clube mantiveram a chance de ficar com o título de 2013. Na partida de ida das finais, realizada no último domingo (12), em Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, o Criciúma venceu por 2 a 0.
– Leia mais: Heber Roberto Lopes é o árbitro de Chapecoense X Criciúma
Derrotada na primeira partida das finais, a Chapecoense confirmou presença nas semifinais como vencedora do turno e da “Taça Paula Ramos Esporte Clube 75 Anos”. O “Verdão do Oeste” obteve a melhor campanha entre as dez equipes da competição, somando 35 pontos em 18 jogos e irá decidir o título jogando em Chapecó. A equipe do Oeste busca o pentacampeonato catarinense, tendo conquistado os títulos de 1977, 96, 2007 e 2011.
Já o Criciúma, que venceu o jogo de ida da decisão e reverteu a vantagem da Chapecoense, ingressou nas semifinais como campeão da segunda etapa, o returno, e ficando com a “Taça Jornal AN 90 anos”. O Tigre foi o terceiro colocado na classificação geral, somando 29 pontos e vai buscar o título jogando na Arena Condá. O Criciúma é eneacampeão catarinense (1986,89,09,91,93,95,98 e 2005), sendo o primeiro título em 1968, conquistado então como Comerciário Esporte Clube.
As finais
A 4ª etapa, Finais, do Campeonato Catarinense Chevrolet 2013 será disputada no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta. Depois da vitória no jogo de ida, o Criciúma pode empatar ou até perder a partida de volta por um gol de diferença que garante o título. Já a Chapecoense precisa vencer por três gols de diferença para ficar com o título, ou vencer por dois gols de vantagem para levar a decisão para os pênaltis.
Presença do Presidente
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, está em Chapecó desde a última 5ª feira (16). O dirigente máximo do futebol catarinense optou pela ida antecipada para o Oeste do Estado para garantir que o último episódio do Campeonato Catarinense Chevrolet 2013 transcorra da melhor maneira possível.
Prêmios e taças
A equipe que se sagrar campeã do Catarinense Chevrolet 2013 levará para sua sala de troféus três taças oficiais e também ficará com um carro Chevrolet Onix zero Km, oferecido como premiação pela Federação Catarinense de Futebol. O Chevrolet Onix 2013 já está no pátio da Entidade, em Balneário Camboriú. Novo modelo da Chevrolet, o Onix já transita nas ruas desde o início do ano e o exemplar que será premiará o campeão catarinense é na cor branca.
Após as duas taças das etapas iniciais, Taça Paula Ramos 75 Anos e Taça Jornal A Notícia 90 Anos, o Campeonato Catarinense Chevrolet 2013 oferece três importantes taças ao clube campeão, a principal delas é a “Taça Chevrolet”, premiação que leva o nome da patrocinadora oficial do campeonato, a Chevrolet!
Outras duas taças também estarão em disputa nas finais. O Campeão ficará como detentor do “Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva”, instituído em 2011 em homenagem ao Patrono da Entidade, Dr. Aderbal Ramos da Silva, que presidente a Federação Catarinense de Futebol no período de 1939 a 1946. A equipe que conquistar o título estadual por três oportunidades consecutivas ou cinco alternadas ficará em definitivo com o Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva. A Chapecoense já deteve o troféu em 2011 e pode acumular sua segunda conquista.
A terceira taça que premiará o campeão catarinense de 2013 faz justa homenagem ao centenário do clube de futebol mais antigo do Estado, o Clube Atlético Carlos Renaux. No próximo dia 14 de setembro, o Carlos Renaux completará 100 anos.
Para marcar o ano do centenário do primeiro clube de futebol catarinense, a “Taça Carlos Renaux 100 Anos” irá reluzir na sala de troféus ou da Associação Chapecoense de Futebol, ou do Criciúma Esporte Clube, que vença o melhor!