O workshop com o foco em manutenção de gramado, promovido pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), movimentou clubes filiados durante todo o dia desta quinta-feira (07/04) em Balneário Camboriú. Participaram do encontro 39 profissionais de equipes catarinenses em busca de conhecimento para a melhoria nos seus respectivos gramados.
Por iniciativa do presidente da FCF, Rubens Angelotti, veio para comandar o workshop a renomada engenheira agrônoma Maristela Kuhn, que coordenou os projetos de gramado da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos realizados no Brasil. “Excelente iniciativa da Federação Catarinense de Futebol para capacitar e revisar os manejos e tentar qualificar cada vez mais os campos aqui do Estado”, destaca Maristela. “O dia foi proveitoso. Muitos profissionais não se conheciam, então é uma maneira do profissional fazer contato, networking, trocar experiências e também poder repassar e reforçar os conhecimentos. Não acredito no crescimento do futebol sem aprimorar, sem acrescentar conhecimento às equipes”, complementa.
A primeira parte do curso foi teórica, realizada na sede da FCF, em Balneário Camboriú. A segunda parte, toda prática, ocorreu no campo da Barra. O workshop abordou assuntos como reformas, marcação e melhorias dos gramados, preparação dos campos, operação durante partidas e campeonatos.
“Há um bom tempo temos dado uma atenção especial aos nossos clubes com relação ao gramado. É um assunto complexo e de fundamental importância estar bem atualizado sempre. Com gramados de qualidade é possível a realização de jogos com mais qualidade e também protegendo os atletas”, aponta o presidente da FCF, Rubens Angelotti.
O Manual de Infraestrutura da FCF foi criado em 2018 e tem feito atividades de forma constante para beneficiar os clubes. “Esse workshop faz parte do nosso projeto que começou em 2018 com relação a recuperação e melhoria dos gramados do nosso futebol profissional de Santa Catarina. Já fizemos vários encontros, com trabalhos práticos. Hoje estamos trazendo conhecimento técnico para os profissionais envolvidos dentro dos clubes, plantio, manutenção, e manter o nível ideal da prática de futebol profissional. Esse é um trabalho da FCF, através do presidente Rubens, no sentido de capacitar e melhorar essa manutenção dos gramados dos clubes para as nossas competições”, aponta Carlos Crispim, da Comissão de Vistoria de Estádios (CIE).
Diversos clubes trouxeram profissionais no intuito de adquirir conhecimento. “Acredito que a partir dessa palestra com a Maristela daqui para frente o pessoal vai estar mais ciente do que é necessário, com campo bom, para que se tenha um futebol profissional, com menos lesões, e consequentemente com um espetáculo melhor”, destaca Joseilton do Almeida, do Concórdia.
“Foi uma experiência que enriqueceu muito nosso conhecimento, uma vez que estamos na linha de frente do cuidado do gramado do estádio. Em nome do Inter de Lages, em nome da cidade de Lages, gostaria de agradecer o workshop que a FCF está nos proporcionando”, aponta Jean Oliveira, que representou o Inter de Lages através da Fundação Municipal de Esportes (FME) do município.
“Times pequenos, médios, padronizando os gramados no Brasil é claro que fica um futebol mais justo para todas as equipes. Nós viemos em busca de informações, situações que possam deixar o nosso gramado em uma situação boa para jogos profissionais”, avalia Giovani Nunes, que representou o Metropolitano no workshop.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) pretende promover novos encontros com o foco de ajudar os clubes a melhorar as suas estruturas.