Foi dada a largada ao 21º Seminário da Arbitragem Catarinense. O evento foi aberto na noite desta sexta-feira (24/06) com a formatura dos alunos da Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas, turma 2021, e homenagens a parceiros do Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina (Sinafesc) e Federação Catarinense de Futebol (FCF) e profissionais que alcançaram marcas expressivas na arbitragem.
Na abertura, o presidente do Sinafesc, Johnny Barros agradeceu o apoio do presidente da FCF, Rubens Angelotti. O diretor do Departamento de Árbitros, Marco Martins afirmou que “Com a liderança do presidente Rubens Angelotti, a Federação tem uma parceria muito forte com o sindicato e em conjunto realizamos atividades como esta que contará com representantes da arbitragem brasileira. É mais um evento para aprimorar a arbitragem catarinense”.
Os alunos da Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas homenagearam com o nome de Turma o Dr. Mário Cesar Bertoncini. A turma também nomeou seu paraninfo, o instrutor Cantucho João Setúbal.
A Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas, instituiu o “Diploma de Mérito”, com o qual busca premiar o formando que obteve o melhor rendimento acadêmico durante todo o curso, nesse caso, dois alunos empataram: José Edegar Santos Júnior e Murilo Teodoro dos Santos.
O Sinafesc instituiu o Troféu “Valmir Fraga Amigo da Arbitragem”. Valmir Fraga foi fiscal da FCF por anos sempre dedicando especial atenção a arbitragem, tratando a todos com carinho e respeito, e em sua homenagem, o Sinafesc concede o troféu com seu nome aqueles que prestaram relevantes serviços à arbitragem Catarinense: Eli Alves Sviderski, Egídio Beckhauser, Ana Paula Oliveira e Roberto Perassi
Eli Alves Sviderski, 37 anos, empresário, residente em Camboriü. que ingressou no quadro da FCF em 2009, se formou na Escola Catarinense de arbitragem Gilberto Nahas em 2010, passou a compor o Quadro da CBF em 2015 onde atuou até 2020, tendo em seu currículo duas finais no Campeonato Catarinense e jogos da Série A no Campeonato Brasileiro.
Egídio Beckhauser, 44 anos, natural de Armazém e que veio para Blumenau ainda jovem e aqui constituiu a sua história no esporte, com inúmeras participações em projetos sociais. Em 2017, Egídio assumiu a presidência da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau e permaneceu no cargo até o ano de 2020. Atualmente é vereador e ocupa a presidência da Câmara de Vereadores de Blumenau.
Ana Paula Oliveira, comentarista esportiva, instrutora, árbitra de futebol e gestora de arbitragem. Como árbitra assistente atuou nas finais do Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Comentou as Copa do Mundo da Alemanha em 2006 pela Sport TV, da Africa do Sul pela rádio Mix e do Brasil em 2014. Na Gestão do Futebol contribuiu no Desenvolvimento da Arbitragem Brasileira através de seu trabalho no Departamento de Arbitragem da CBF, Escola Nacional de Arbitragem e Departamento de Análise de Arbitragem, fechando o ciclo como coordenadora da arbitragem feminina. Atualmente atua como instrutora FIFA, CONMEBOL e CBF, além de presidir a Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol.
Roberto Perassi atua como gerente pedagógico na Confederação Brasileira de Futebol. Graduação Pedagogia; Árbitro CBF (1988/2000); Diretor da Escola de Árbitro FPF (2002/2016): Ouvidor de Arbitragem FPF (2015/2022); Instrutor VAR; Observador VAR CONMEBOL.
O Sinafesc também homenageia os oficiais que atingiram marcas históricas em suas carreiras, sendo eles:
Bráulio da Silva Machado por alcançar a marca de 100 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro.
Rodrigo D’Alonso Ferreira por alcançar a marca de 100 jogos na Série A do Campeonato Catarinense.
Trios que atuaram nas finais do Campeonato Catarinense 2022, sendo eles: Bráulio da Silva Machado, Alex dos Santos, Fabiano Coelho da Silva, Ramon Abatti Abel, Bruno Muller e Thiago Americano Labes.
Neste sábado irão ocorrer uma série de palestras. Confira a programação: http://fcf.com.br/seminario-de-arbitragem-ocorre-no-fim-de-semana/