A Federação Catarinense de Futebol (FCF) iniciou sua rica história no ano de 1924. Mas, para a entidade que rege o futebol de Santa Catarina existir, houve um processo que contou com a participação de pessoas e organizações. Um parceiro histórico da Federação é o Colégio Catarinense (CC), que abrigou a primeira sede da FCF. Nesta sexta-feira (30/08), o colégio comemora mais um ciclo em sua história centenária. O CC, criado em 30 de agosto de 1905, comemora seu aniversário de 119 anos.
O Colégio Catarinense é um tradicional colégio particular de Florianópolis. A importante instituição é vinculada à Rede Jesuíta de Educação, que é ligada à Companhia de Jesus. Atualmente, estudam no Colégio Catarinense aproximadamente 1900 alunos nos diferentes ciclos de ensino. Além disso, um número significativo participa de atividades culturais e esportivas no contraturno escolar, destacando as atividades complementares.
A história da entidade surgiu em meados de 1905, a pedido do então governador do Estado de Santa Catarina, Coronel Vidal de Oliveira Ramos. Nesta data, os jesuítas retornaram à Ilha de Santa Catarina, com o objetivo de organizar um colégio. O CC foi oficialmente criado pela Lei Estadual nº 669, inicialmente com o nome Ginásio Santa Catarina. O Colégio iniciou as suas atividades letivas em 15 de março de 1906. Cumprindo o que determinava o Decreto nº 4.245, de 9 de abril de 1942, o Ginásio passou a chamar-se Colégio Catarinense, reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 11.235, de 6 de janeiro de 1943.
Atualmente, o Colégio Catarinense possui aproximadamente 60 mil metros quadrados, e está localizado no Centro de Florianópolis e conta com auditórios, bibliotecas, bosque e orquidário, cantinas, capelas, Igreja, hortas, ginásios e quadras poliesportivas, laboratórios, parque infantil, museu, salas de artes, musicalização e teatro, entre outros espaços.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) foi fundada em 12 de abril de 1924 com o nome de Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres. A história da entidade começou na Rua Esteves Júnior, no Centro da Capital, no Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense. O local é considerado um berço da educação e da prática desportiva. Ali se reuniram os representantes dos clubes Atlético Florianópolis, Figueirense, Internato, Trabalhista e Avahy, para registrar a ata de fundação da entidade. O local abrigou a sede da FCF até o ano de 1927.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, parabeniza e agradece ao Colégio Catarinense pela sua contribuição para a educação e ao esporte de Santa Catarina. Em nome de sua diretoria, ele cumprimenta a entidade e deseja que a história do colégio perdure e crie ainda mais frutos.