A Federação Catarinense de Futebol (FCF) foi homenageada na noite desta quinta-feira (29/08) em sessão especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento, que ocorreu por proposição do deputado Carlos Humberto, destacou a importância da FCF para Santa Catarina em seus 100 anos de história, completados em abril deste ano. A sessão especial foi realizada no Plenário Deputado Osni Régis.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti. juntamente com a diretoria da entidade, marcaram presença no evento. O próprio presidente Rubens Angelotti foi homenageado por ser o mandatário no ano do centenário da instituição. O ex-presidente Delfim Pádua Peixoto Filho, falecido no trágico acidente da Chapecoense em 2016 foi lembrado e uma placa foi entregue para a sua família. Pedro José de Oliveira Lopes, único ex-presidente vivo, também recebeu uma placa.
“A Federação Catarinense de Futebol tem uma história muito significativa para o Estado. Foram muitas competições, envolvendo todas as regiões de Santa Catarina, e que marcaram gerações em todas essas décadas. Agradecemos muito a Alesc, em especial ao Carlos Humberto, pela proposição da homenagem. Nos sentimos muito honrados”, aponta Rubens Angelotti.
“A paixão nacional, representada em Santa Catarina pela FCF, merece esse reconhecimento pelo seu centenário”, destaca o parlamentar Carlos Humberto.
Outras homenagens foram promovidas pela Alesc. O Colégio Catarinense, por ter ter sido a sede da FCF no seu ano de fundação, foi lembrado. Também tiverem destaque os clubes centenários em atividades: Avaí Futebol Clube, Clube Atlético Carlos Renaux, Figueirense Futebol Clube SAF, Hercílio Luz Futebol Clube e Clube Náutico Marcílio Dias.
Clubes com destaque importante em competições nacionais também foram homenageados: Criciúma Esporte Clube (Campeão da Copa do Brasil de 1991, Série B do Brasileiro de 2002 e da Série C do Brasileiro 2006 ), Joinville Esporte Clube (Campeão da Série B do Brasileiro de 2014 e da Série C do Brasileiro de 2011), Chapecoense (Campeão da Sul-Americana de 2016 e da Série B do Brasileiro de 2020), Brusque Futebol Clube (Campeão da Série D do Brasileiro de 2019), Kindemann (Campeão da Copa do Brasil Feminina em 2015).
A Liga Joinvillense de Futebol foi homenageada por ser a mais antiga, e também representando todas as entidades não profissionais de Santa Catarina.
Outras entidades, também foram homenageadas pela Alesc: Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina, Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de Santa Catarina, Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina, Associação de Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Santa Catarina (ARFOC-SC).