Apito final para 2019 com mais de 800 partidas realizadas

A Federação Catarinense de Futebol sopra o apito final na temporada de 2019 convicta em ter contribuído significativamente para o desenvolvimento do futebol em nosso Estado. O ano foi especial para a FCF, marcando o início da gestão Rubens Renato Angelotti como presidente eleito da Entidade para o quadriênio 2019/2023.

Foto: Comunicação FCF.

Nosso calendário de competições foi incrementado tanto nas categorias de base, quanto na esfera profissional. Realizamos dezessete (17) campeonatos, cinco deles profissionais. Uma das novidades foi a oficialização da Recopa Catarinense, duelo em partida única disputada entre o campeão do Catarinense da Série A e o campeão da Copa Santa Catarina.

Além da Recopa Catarinense, outras duas competições das categorias de base estrearam em 2019, a Copa Santa Catarina Sub-13, que reúne os atletas mais jovens registrados junto à FCF e o Campeonato Catarinense Feminino Sub-17, primeira competição das categorias de base do futebol feminino na história da Entidade.

Números
Ao longo do ano nossas dezessete competições totalizaram 801 partidas realizadas, com 4277 atletas inscritos oficialmente. As redes balançaram no Estado 2.367 vezes, com gols marcados por 136 clubes/associações participantes de nossos eventos.

Veja a lista de competições e partidas realizadas pela FCF em 2019:

1 – Campeonato Catarinense da Série A – 93 partidas
2 – Copa Santa Catarina – 62 partidas
3 – Campeonato Catarinense da Série B – 74 partidas
4 – Campeonato Catarinense da Série C – 30 partidas
5 – Recopa Catarinense – 1 partida
6 – Campeonato Catarinense Sub-17 Série A – 104 partidas
7 – Campeonato Catarinense Sub-15 Série A – 104 partidas
8 – Campeonato Catarinense Sub-20 Série A – 86 partidas
9 – Campeonato Catarinense Sub-17 Série B – 39 partidas
10 – Campeonato Catarinense Sub-20 Série C – 30 partidas
11 – Campeonato Catarinense Feminino Adulto – 14 partidas
12 – Campeonato Catarinense Feminino Sub-17 – 15 partidas
13 – Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto – 14 partidas
14 – Copa Santa Catarina Sub-17 – 39 partidas
15 – Copa Santa Catarina Sub-15 – 46 partidas
16 – Copa Santa Catarina Sub-13 – 50 partidas
17 – Copa Sul Sub-19 – 34 partidas

Subsídio e doações
Para desenvolver e principalmente fomentar a prática do futebol em Santa Catarina, além de promover dezessete competições a Federação Catarinense de Futebol também subsidiou taxas de inscrições de atletas e taxas de arbitragem, dirimindo custos aos filiados e ainda doou um número total de 1.800 bolas.

Em 2018 a FCF criou pacotes de inscrições, que estimulam o registro de atletas dentro dos prazos estipulados para cada competição com preços diferenciados. Os clubes que cumprem os prazos de registro de atletas têm descontos na tabela de emolumentos, conforme abaixo:          

– Copa Santa Catarina Profissional
Até 40% de desconto nos registros
– Campeonato Catarinense Série B
Até 50% de desconto nos registros e subsídio de mais de 50% das taxas de arbitragem
– Campeonato Catarinense Série C
Até 70% de desconto nos registros e subsídio de mais de 50% das taxas de arbitragem
– Catarinense Sub-17 Série B
Livre de taxas de arbitragem
– Catarinense Sub-20 Série C
Livre de taxas de arbitragem

Manual de Infraestrutura
Uma das medidas mais salutares para o futebol catarinense implantada já no primeiro ano da administração do presidente Rubens Angelotti foi a criação do Manual de Infraestrutura de Estádios, instituído em 2017. O manual prevê uma série de melhorias gradativas em infraestrutura nos estádios e praças de esportes em Santa Catarina.

Para o Catarinense Série A 2020 vamos ampliar essas melhorias como a padronização dos gramados. Conforme o Manual de Intraestrutura, os gramados dos dez estádios indicados pelos clubes que disputarão o Catarinense Série A deverão utilizar a grama (bermuda ou similar) e terão dimensões padronizadas, 68 metros de largura, por 105 metros de comprimento e superfície lisa, com declividades para as laterais.

Cenário nacional
Na continuidade da sua evolução técnica e administrativa, o Brusque FC consagrou o futebol catarinense em mais uma conquista nacional, com o inédito e merecido título de Campeão Brasileiro da Série D.

Para 2020 teremos oito clubes três representando Santa Catarina nas competições nacionais promovidas pela CBF. Serão três no Brasileiro Série B (Associação Chapecoense, Avaí FC e Figueirense FC), dois na Série C (Criciúma EC e Brusque FC) e ainda três na Série D (CN Marcílio Dias, Joinville EC e CA Tubarão). Na Copa do Brasil o futebol catarinense terá cinco representantes: Avaí FC, Associação Chapecoense, Figueirense FC, Criciúma EC e o Brusque FC.

Brusque Futebol Clube campeão brasileiro Série D 2019!
Foto: Lucas Gabriel Cardoso / Brusque FC

Nossas metas
A Federação Catarinense de Futebol tem como uma de suas principais metas para o ano de 2020, manter a essência na organização de competições esportivas com excelência, proporcionando aos filiados, clubes e ligas, um calendário completo de eventos direcionado especialmente às categorias de formação de atletas e ao engrandecimento das competições profissionais. Serão incorporadas mais duas competições para categorias de base, a Copa Santa Catarina Sub-11 e a Copa Santa Catarina Sub-20.

Com uma administração voltada para ações que nos permitam executar projetos inovadores, mantendo sempre o respeito aos nossos filiados e aplicando ações com total transparência, dedicaremos nossos esforços no sentido de continuar promovendo o desenvolvimento do futebol, em todos os seus segmentos.

Obrigado!

Registramos nosso agradecimento especial aos filiados, clubes e ligas, por prestigiarem nossas ações, competições e eventos comemorativos. Nosso muito obrigado também aos vários segmentos da imprensa pela repercussão de todas as competições e premiações.

Aos nossos colaboradores, funcionários e diretores, nosso agradecimento especial pelo empenho e dedicação do dia a dia para construir uma administração mais respeitada e mais forte.