Arbitragem catarinense em destaque na temporada 2022

Os profissionais da arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) tiveram bom destaque na temporada de 2022. Além de atuarem no Estado, uma série de árbitros, árbitros assistentes e profissionais de VAR foram utilizados em uma série de jogos em disputas nacionais e internacionais.

Atualmente, a FCF possui seis profissionais de arbitragem que estão no quadro da FIFA: Bráulio da Silva Machado, Kleber Lúcio Gil, Charly Wendy Straub Deretti, Rodrigo D’Alonso e Rafael Traci. Para a próxima temporada, Ramon Abatti Abel entra no quadro da FIFA e Kleber Lúcio Gil irá deixar.

Ao todo, foram utilizados em competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2022 mais de 40 profissionais de arbitragem. Destaque para Rafael Traci, utilizado 48 vezes, Bráulio da Silva Machado, 45, Ramon Abatti Abel, 44, Helton Nunes, 42, Kleber Lúcio Gil, 40, Alex dos Santos e Johnny Barros de Oliveira, 37. Alguns destes também tiveram a oportunidade de atuar em partidas da Conmebol.

A FCF desenvolve nos últimos anos uma série de ações no intuito de qualificar a arbitragem em Santa Catarina. São realizados de forma constante cursos, palestras e um acompanhamento no decorrer das principais competições do Estado. “Sempre buscamos oportunizar aos nossos profissionais de arbitragem a possibilidade de estar em constante evolução. Alguns desses têm garantido o espaço para participar de grandes jogos e isso nos enche de orgulho. Pretendemos seguir investindo para continuar esse trabalho de crescimento”, avalia o presidente da FCF, Rubens Angelotti.

Ao final do atual ano, a FCF utilizou em suas 18 competições realizadas um total de 248 árbitros. Foram realizados mais de 700 jogos e que envolveram cerca de 3,5 mil atletas. Ocorreram cinco competições: cinco competições profissionais, duas femininas, 10 de base masculina e uma de futebol não profissional.

“Com todo o suporte do presidente Rubens Angelotti estamos colhendo frutos de ações realizadas no decorrer dos últimos anos. Buscamos sempre capacitar da melhor forma os nossos profissionais com o que tem de mais avançado no país. Outra questão importante é referente a quantidade de competições que a FCF promove. Isso nos dá a oportunidade de também revelar novos árbitros. É um incentivo muito grande a todos”, destaca o diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins.

2023
O planejamento para o próximo ano já foi desenvolvido e terá início no dia 5 de janeiro, quando irá ocorrer a pré-temporada dos profissionais de arbitragem para participar do Catarinense Fort Atacadista 2023. Haverá uma série de aulas on-line e também ocorrerá a parte presencial, com atividades físicas e técnicas, além da realização de palestras.

Foto: Fernando Ribeiro/Arquivo FCF