O grupo catarinense de árbitros, assistentes, analistas e instrutores que integram também o quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol receberam na tarde desta 6ª feira (05) as diretrizes da Comissão de Arbitragem da CBF para o Campeonato Brasileiro 2019. As atividades aconteceram durante todo o período vespertino na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, sob orientação do instrutor da Comissão de Arbitragem da CBF, Cláudio José.
A atividade foi executada simultaneamente em três federações estaduais, além da Federação Catarinense de Futebol, também receberam as instruções e diretrizes os grupos da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e da Federação de Futebol do Acre. Em Santa Catarina foram 61 participantes.
O objetivo principal da Comissão de Arbitragem da CBF com utilização das dinâmicas de análise de vídeos segue sendo a homogeneização de critérios, conforme destacou o instrutor Claúdio José. — Trabalhamos numa linguagem única utilizada sobre as regras e conceitos, hoje a CBF prioriza que haja uma única forma, uma única linguagem para que os conceitos não sejam deturpados, gerando confusões e conflitos referentes à regra do jogo.
Para atingir melhor aproveitamento nas dinâmicas na busca pela padronização, além do material didático idêntico utilizado em todos os estados, a partir de 2019 também as instruções são geradas simultaneamente em vídeo para que todos recebam as mesmas informações.