Dois profissionais que compõem o quadro de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) foram requisitados para atuar na partida de volta da semifinal da Copa Betano do Brasil. O árbitro Ramon Abatti Abel, que conta com os escudos da FIFA e da CBF, comandará o apito da partida entre Vasco da Gama-RJ e Atlético-MG.
O confronto será disputado neste sábado (19/10), às 18h30min, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Além do árbitro principal da partida, mais um profissional de Santa Catarina estará em ação no jogo. O árbitro Helton Nunes está escalado como AVAR para o duelo que definirá um dos finalistas da competição.
O ano de Ramon Abatti Abel tem sido de destaque em âmbitos nacionais e internacionais. O catarinense foi convocado para apitar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No continente europeu, o árbitro foi designado para atuar no confronto entre França e Espanha que definiu a medalha de ouro olímpica para os espanhóis. Além disso, Ramon apitou uma partida da Conmebol Libertadores e foi designado para compor a equipe de arbitragem em partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Em solo nacional, Abatti foi o árbitro do segundo jogo da final do Campeonato Catarinense de 2024. Na Copa do Brasil apitou também o segundo jogo das quartas de final entre Atlético-MG e São Paulo-SP. Pelo Campeonato Brasileiro, o catarinense teve a missão de atuar em clássicos como Corinthians-SP x Flamengo-RJ; Grêmio-RS x Internacional-RS; Corinthians-SP x São Paulo-SP; e Vasco x Botafogo.