Quando o apito soar no Allianz Parque, em São Paulo, Héber Roberto Lopes não estará apenas participando como o responsável pelo VAR na partida entre Palmeiras e Ceará, mas sim registrando seu 500º jogo por competições da CBF. A marca expressiva, que será conquistada na tarde desta quarta-feira (11), começou a ser construída lá atrás – ainda no século passado.
Nascido em Londrina, no Paraná, o árbitro teve o primeiro contato com a profissão logo aos 13 anos de idade, em partidas da Revisora. Após passar pela Liga Londrinense de Futebol de Salão, Taça Paraná, Taça Brasil, Jogos Escolares Abertos e até partidas amadoras na Itália, fez um curso na Federação Paranaense de Futebol em 1994 e em 95 fez sua estreia pela CBF – atuando em jogos dos juniores e depois debutando pelo profissional na segunda divisão do Campeonato Paranaense, no embate entre Jandaia e Paranavaí.
Recompensado pelo bom trabalho nessas partidas, começou a compor o quadro da entidade e seus primeiros jogos como membro foram na função de assistente. Estreou como árbitro em Tubarão x Brasil de Pelotas, pela Série C.
Foram anos de dedicação até que mais um objetivo se concretizou: entrar para o quadro da FIFA, em 2002. De 2003 em diante esteve habilitado a atuar em torneios internacionais, o que fez até 2017.
Confira alguns números da carreira de Héber:
- 26 finais estaduais
- 10 finais nacionais
- 5 finais internacionais
- 9 torneios internacionais
- 45 jogos pela Copa do Brasil
- 48 jogos pela Copa Libertadores
- 103 jogos internacionais no total
Histórico pela Federação Catarinense de Futebol:
- Campeonato Catarinense Série A: 99
- Campeonato Catarinense Série B: 24
Uma trajetória e tanto. A FCF parabeniza Héber Roberto Lopes, árbitro que compõe o nosso quadro, por mais essa conquista!