Está encerrada a 2ª Fase – Returno do Campeonato Catarinense Havan 2017. A Associação Chapecoense de Futebol conquistou antecipadamente a segunda fase da competição e a recebeu a Taça Sandro Luiz Pallaoro na noite do último domingo(23), em Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse. O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Renato Angelotti, realizou a entrega aos atletas pela conquista do returno do Catarinense Havan 2017. O capitão Túlio de Melo recebeu a Taça Sandro Pallaoro das mãos do Presidente da FCF.
VEJA MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA
Além da vaga na final do Catarinense Havan 2017, a conquista do returno e da Taça Sandro Pallaoro tem significado especial para a Associação Chapecoense de Futebol, já que presta homenagem ao dirigente revelação do futebol catarinense que conduziu a propulsão da Chapecoense no cenário nacional e internacional.
Dentro de campo o Criciúma EC fez valer o fator local e acabou vencendo a Ass. Chapecoense de Futebol por 1 a 0, em partida válida pela 9ª rodada da 2ª Fase –Returno. O único gol foi marcado aos 37 minutos do 2º tempo pelo atacante Adalgisio, de cabeça. Com o resultado o Criciúma EC encerrou o returno na 2ª colocação com 18 pontos e a Chapecoense foi a campeã com 22 pontos somados.
Na classificação geral, a Chapecoense já havia confirmado a 1ª colocação com 39 pontos e terá vantagem de decidir o título como mandante da segunda partida. Com a vitória na última rodada do returno, o Criciúma EC terminou o Catarinense Havan 2017 na 3ª colocação, com 31 pontos. Veja os resultados da 9ª rodada do returno do Catarinense Havan 2017:
Copa do Brasil 2018
A Federação Catarinense de Futebol é a 5ª colocada no Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol com 35.720, tendo direito a quatro vagas na Copa do Brasil 2018. Conforme o Artigo 3º do Regulamento do Catarinense Havan 2017, além dos finalistas Avaí Futebol Clube e da Associação Chapecoense de Futebol, que têm vaga assegurada na Copa do Brasil 2018, o Criciúma Esporte Clube também confirmou participação na competição nacional como 3º colocado.
O Parágrafo Único do Artigo 3º do Regulamento do Catarinense Havan 2017 determina que a quarta vaga será preenchida pelo clube campeão da Copa Santa Catarina 2017, competição facultativa que está prevista no calendário de competições de 2017 para acontecer entre os meses de outubro a dezembro, conforme opção dos clubes.
Caso os clubes participantes do Catarinense Havan 2017 não acatem a sugestão da Federação Catarinense de Futebol e decidam não participar da Copa Santa Catarina 2017, o Brusque Futebol Clube, 4º colocado na classificação geral com 29 pontos será detentor da vaga na Copa do Brasil 2018.
Descenso ao Catarinense Série B 2018
Os resultados da 9ª rodada da 2ª Fase – Returno do Catarinense Havan 2017 determinaram também o rebaixamento das duas equipes que somaram menos pontos na classificação geral ao Catarinense Série B em 2018. O CN Almirante Barroso, 9º colocado com 18 pontos e o CA Metropolitano, 10º colocado também 18 pontos, disputarão o Catarinense Série B 2018.
Campeonato Brasileiro Série D
Conforme o Artigo 4º do Regulamento do Catarinense Havan 2017, os representantes catarinenses no Campeonato Brasileiro da Série D 2018 serão as equipes que obtiverem as melhores colocações na classificação, com exceção aos clubes participantes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, respectivamente: Brusque FC – 4º colocado, CA Tubarão – 6º colocado e EC Internacional – 7º colocado.