O 3º Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes da Região Oeste teve o segundo dia de atividades teóricas direcionadas para a Regra 11 – O Impedimento e a Regra 12 – Faltas Incorreções, no auditório do Eston Hotel, em Chapecó. Participam do seminário da região Oeste 45 integrantes do quadro catarinense de arbitragem.
O objetivo do seminário é a aplicação do programa de atualização, qualificação e treinamento visando a uniformização dos critérios da arbitragem em todas as competições. O ciclo de seminários já foi realizado nas regiões Sul e Grande Florianópolis, até sábado (04) acontece na região Oeste e ainda irá percorrer outras duas regiões do Estado, Vale do Itajaí nos dias 9, 10 e 11 de maio, em Balneário Camboriú e na região Norte, que cujo local e data não foram definidos. Os seminários são promovidos pela Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Arbitragem, em parceria com o Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina – SINAFESC e a Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
As atividades no segundo iniciaram com a palestra do instrutor da Confederação Brasileira de Futebol, Vayran da Silva Rosa, destacando a Regra 12 – Faltas e Incorreções. Vayran da Silva Rosa falou sobre as infrações de “mão”, esclarecendo desde essência do texto da regra até a aplicação prática e também ministrou palestra sobre a Regra 11 – O Impedimento.
Enquanto a instrutora CBF, Érica Gonçalves Krauss, destacou os tópicos “controle de jogo” e “faltas táticas”. Cada tema foi apresentando através slides e com a exibição de vídeos de lances exemplificando as situações de jogo.
Foi aplicada também a dinâmica de vídeo testes, na qual as participantes assistiram a dez vídeos e assinalaram em gabarito suas marcações. Após o preenchimento do gabarito, os vídeos eram exibidos novamente com os participantes exibindo cartões, amarelos quando a infração era passível de advertência, vermelho quando a infração requeresse expulsão e isenção quando a jogada não exigia advertência. Após a exibição de cada vídeo, algum participante era designado para explicar a situação e sua respectiva marcação.
Ainda sobre a Regra 12 – Faltas e Incorreções o instrutor CBF Vayran da Silva Rosa deu ênfase às “Entradas e Disputas”. A palestra abordou todos os fatores que podem influenciar na marcação de faltas, desde controle do jogo, passando por ângulo de visão, imprudência (temeridade e força excessiva), intensidade e velocidade da jogada, ponto de contato, uso indevido dos braços, trabalho em equipe, até as sanções disciplinares, advertência verbal e leitura de jogo apropriada.
Após as palestras e as atividades teóricas os árbitros e assistentes foram submetidos à avaliação teórica, composta por 20 questões de múltipla escolha (A,B,C), a serem resolvidas no prazo de 40 minutos. A noite de atividades do 3º Seminário de Capacitação para Árbitros e Assistentes da região Oeste encerrou com a palestra de José Carlos Goulart Júnior, do Departamento de Ligas Não-Profissionais, destacando o tema “súmula eletrônica” e os procedimentos corretos de preenchimento do documento.
O seminário para os árbitros e assistentes da região Oeste prossegue até a tarde deste sábado (04), em Chapecó, com atividades práticas e físicas que serão realizadas no Centro de Treinamentos da Associação Chapecoense de Futebol.