Atividades físicas e práticas marcam o segundo dia do I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da CBF

O grupo de árbitras e assistentes dos três estados do Sul que participa do I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da Confederação Brasileira de Futebol, em Blumenau, realizou atividades físicas e práticas na manhã desta 6ª feira (19), no Complexo Esportivo do SESI. O curso inédito no Brasil é promovido pela CBF, em realização conjunta com Federação Catarinense de Futebol.

Foto: Marcelo de Negreiros / FCF.

VEJA E BAIXE MAIS FOTOS DO I CURSO REGIONAL PARA ÁRBITRAS E ASSISTENTES DA CBF

As árbitras foram submetidas aos testes “Yo-yo Dinâmico” e “7×7×7″. Já as árbitras assistentes realizaram os testes “Ariet” e “Coda”. O teste “Yo-yo Dinâmico” tem como objetivo avaliar a resistência dos árbitros utilizando corrida de 40 metros para frente com alternância de direção a cada 20 metros. O teste “7×7×7” avalia agilidade. Na categoria das assistentes, o teste “Ariet” trabalha a resistência, alternando seções de corrida para frente com mudança de direção, sentido e deslocamento lateral. Enquanto o teste “Coda”,avalia a resistência.

Após as atividades físicas específicas, o grupo realizou as atividades práticas, com a participação de atletas das categorias de base do CA Metropolitano e da escola de formação Nova Geração de Atletas – NGA, quando foram executadas situação reis de jogo simuladas pelos atletas para as marcações da arbitragem, com monitoramento, intervenções, instruções e correções constantes por parte dos instrutores.

Simultaneamente, o instrutor físico da CBF, Jolmerson de Carvalho, promoveu uma nova atividade denominada de “Espelho”, que estimula muito a interação das participantes com descontração. Em sincronia, a assistente precisa seguir a movimentação da árbitra, sem deixar que o babante se rompa, assinalando marcações com a bandeira indicando a marcação da árbitra, numa ação de espelho.

Idealizador do exercício, o professor Jolmerson de Carvalho falou sobre o objetivo do exercício. — O objetivo do exercício é desenvolver simultaneamente agilidade, tempo de reação, gestual, tomada de decisão e trabalho em equipe, frisou o instrutor.

A programação do I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da CBF prossegue na tarde desta 6ª feira (19) com atividades teóricas. A primeira palestra abordará o “Pilar Metal”, na sequência estará em destaque o tema Posicionamento e Leitura de Jogo e o encerramento será com a palestra sobre a Regra 12 – Faltas e Incorreções. O evento acontece até domingo (21), no Complexo Esportivo do SESI.