Começa neste sábado (25) o Campeonato Catarinense Chevrolet Série A mais imponente de todos os tempos. A 90ª edição do Campeonato Catarinense tem a participação de três clubes da elite do futebol nacional e dois clubes da Série B do Campeonato Brasileiro.
Será a primeira vez desde 1924 que três clubes catarinenses estão entre os 20 clubes mais importantes do País. O crescimento e a afirmação do futebol catarinense no cenário nacional, justamente no ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA, faz da edição 2014 do Campeonato Catarinense Chevrolet Série “A” a mais importante de todos os tempos.
O Campeonato Catarinense Chevrolet 2014 traz novidades. Além da nova nomenclatura, a Série A do Campeonato Catarinense tem nova forma de disputa, conforme decisão dos membros do Conselho Técnico na reunião do dia 4 de outubro passado.
Prêmio
Assim como em 2013, a Federação Catarinense de Futebol irá premiar o campeão catarinense de 2014 com um carro Chevrolet Onix.
A expectativa do Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, a é melhor possível para o campeonato que ele considera como o mais forte da história do futebol catarinense.
– Até houve outros anos no início da década de 2000 quando Criciúma e Figueirense figuraram juntos na Série A e tínhamos o Avaí e o Joinville na B, mas 2014 é especial, é diferente, é o nosso ano!
No aspecto da arbitragem, o Presidente da FCF também foi otimista, comentou os esforços feitos pela qualificação do quadro de árbitros e desejou sorte aos participantes.
– A Federação deu todas as condições para a arbitragem estar à altura deste campeonato e tenho convicção de que estará. Fizemos tudo oque estava ao nosso alcance para preparar a arbitragem. Boa sorte aos dez clubes e que vença o melhor!
Confira a síntese da forma de disputa:
Na 1ª etapa, turno único, os clubes se enfrentarão todos entre si somente em jogos de ida. Os cinco clubes que obtiveram as cinco primeiras colocações no Campeonato Catarinense 2013 farão cinco partidas como mandantes.
Após as nove primeiras rodadas do turno único, os quatro melhores colocados seguem na disputa do título e estarão classificados ao Quadrangular. Já os seis últimos colocados, estarão designados para disputar um Hexagonal.
Quadrangular
Tanto o quadrangular quanto o hexagonal serão disputados em turno e returno. Os dois primeiros colocados do quadrangular serão os finalistas da Série A 2014 e garantem duas vagas na Copa do Brasil 2015, sendo que a equipe que obtiver melhor campanha no Quadrangular decide o título como mandante.
Finais
Na decisão, a equipe que somar mais pontos ao final dos dois jogos será campeã. Persistindo o empate no número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols fica com o título. Caso as equipes sigam empatadas no saldo de gols, a equipe mandante será declarada campeã.
Hexagonal
No hexagonal as seis equipes se enfrentarão em turno e returno, a equipe que somar mais ao pontos será a quinta colocada da Série A 2014 e conquistará a terceira vaga da Copa do Brasil, assim como a última vaga de SC na Série D do Campeonato Brasileiro.
Os dois últimos colocados do hexagonal serão rebaixados à Série B do Campeonato Catarinense em 2015.
*Caso uma equipe que não tenha calendário definido nas Séries A, B e C esteja classificada para o quadrangular, a mesma já será a representante catarinense na Série D.
Inscrição de atletas
Os clubes poderão inscrever atletas até 24 horas antes do início do Quadrangular e do Hexagonal, em data ainda a ser especificada pela Federação Catarinense de Futebol.