Para marcar a data de 12 de junho, Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, duas ações vão acontecer ao longo desta semana em Santa Catarina. O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, fechou parceria com o Ministério Público do Trabalho e uma campanha de conscientização da COORDINFÂNCIA (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) vai invadir os estádios de futebol.
Nos jogos da sétima rodada do Campeonato Brasileiro (entre 12.06 e 14.06.2015), atletas e crianças vão entrar nos estádios, vestindo por cima do uniforme oficial, uma camiseta doada pelo MPT de Pernambuco com um apelo de combate ao trabalho infantil e, após a execução dos Hinos Nacional e do Estado de Santa Catarina, poderão ser autografadas e distribuídas às torcidas presentes. A mesma ação será desenvolvida em outros estados do Brasil, sendo que a Confederação Brasileira de Futebol, também, autorizou que sejam exibidas faixas alusivas à referida campanha, bem como a veiculação da mídia nos telões dos estádios. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, através do Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalho Decente do Adolescente do TST/CSJ, vai disponibilizar as faixas para os times catarinenses entrarem em campo.
Veja a tabela da 7ª Rodada Campeonato Brasileiro (times catarinenses):
12/06 – Sampaio Corrêa X Criciúma (Castelão) – Série B
13/06 – Sábado – 16h30min – Chapecoense x São Paulo (Arena Condá) – Série A
13/06 – Sábado – 21h – Sport x Joinville (Ilha do Retiro) – Série A
14/06 – Domingo – 16h – Avaí x Figueirense (Ressacada) – Série A
A ação tem como objetivo despertar o interesse da sociedade para o problema e estimular denúncias para que as autoridades e órgãos competentes consigam atuar nos casos e reduzir os números que colocam Santa Catarina no 4º lugar do ranking nacional de trabalho infantil.