O Caravaggio é campeão do Catarinense Sub-21 B. A equipe de Nova Veneza venceu o Juventus por 4 a 1, na tarde deste sábado (11/05). O resultado no Estádio da Montanha garantiu o primeiro título do Caravaggio após a sua profissionalização no ano de 2021.
O Caravaggio abriu o placar logo no início do jogo, aos 4 minutos da primeira etapa. Renan Rodrigues bateu de fora da área e marcou o primeiro gol da equipe de Nova Veneza. No fim do primeiro, o Caravaggio ampliou. Renan marcou novamente, desta vez batendo pênalti aos 44 minutos.
O terceiro gol do Caravaggio veio aos 4 do segundo tempo. Após bola cruzada na área, Elyson Minosso empurrou para o gol. O Juventus descontou aos 20 minutos com gol de Melkzedeck De Sousa. Mas em seguida, aos 27, a equipe de Nova Veneza voltou a ampliar o marcador. De cabeça, Elyson marcou o seu segundo gol na decisão.
O artilheiro da competição foi Zé Neto, jogador do Caravaggio, que marcou sete gols em toda a competição. O goleiro menos vazado também foi um atleta da equipe de Nova Veneza. O arqueiro Arthur Vellasque se destacou com apenas seis gols sofridos em todo o Estadual.
O jogo de ida foi realizado no dia 04 de maio. Na ocasião, o Caravaggio venceu o Juventus por 3 a 0. O primeiro confronto da decisão foi realizado no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul.
A final do Catarinense Sub-21 B também teve outros momentos marcantes. Antes da partida foi realizada a solenidade de inauguração do novo gramado, drenagem e irrigação do Estádio da Montanha. O vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e diretor de Competições da entidade, Carlos Crispim, representou o presidente Rubens Angelotti no evento.
Na ocasião também foi realizada a entrega da Licença B de formação ao clube de Nova Veneza. A partir de 2024, a FCF coloca em prática o Programa Futebol Catarinense do Futuro. Nesta iniciativa os clubes devem seguir uma série de exigências para receberem a licença para participar de competições da entidade. Para obter a Licença B o Caravaggio teve que se enquadrar em 18 itens que foram vistoriados pela Federação.
Também, antes do início do jogo, os atletas se reuniram no círculo central para orar pelas vítimas das enchentes que atingiram milhares de pessoas no Rio Grande do Sul.
O presidente do Caravaggio, Moisés Spilere, falou sobre a campanha que levou a equipe de Nova Veneza ao título. “Fizemos um campeonato muito bom, muito positivo. Chegamos na final com totais méritos. Fizemos uma campanha de primeiro colocado, com uma superioridade muito grande em cima dos adversários. Isso só mostra que o nosso investimento nas categorias de base vem dando resultado. É um investimento que demora para maturar, mas a gente já vem, mesmo com pouco tempo de projeto, começando a colher frutos”.
Para Cleber Hernacki, diretor de futebol do Juventus, o Catarinense Sub-21 serviu como uma forma de olhar os jogadores como possíveis atletas para o elenco profissional. “Foi uma competição muito importante para nós, até para o desenvolvimento da base que a gente reativou forte esse ano em todas as categorias. O Sub-21 foi um pensamento nosso para a gente fazer o uso dele como um laboratório para subir alguns atletas do Sub-21 para integrar o elenco profissional do time, que vai fazer a disputa agora da Série B buscando o acesso para a Série A de 2025. Estamos felizes com o resultado de todo o planejamento que a gente fez”.
Catarinense Sub-21 B
Final – ida
04/05
Juventus 0 x 3 Caravaggio
Final – volta
11/05
Caravaggio 4 x 1 Juventus
Fotos: Fabrício Júnior/Caravaggio Futebol Clube e Deivid dos Anjos/FCF