Copa Oeste Não Profissional terá 16 equipes

Mais uma competição regional não profissional está definida no calendário de 2019, é a Copa Oeste de Futebol Não Profissional – Taça Schroeder Esquadrias de Futebol. A reunião do conselho técnico que definiu o número de participantes e o regulamento aconteceu no último sábado (06), no auditório do SICOOB, em São Miguel do Oeste. A Copa Oeste Não Profissional terá 16 equipes e iniciará no dia 12 de maio. O campeão da Taça Schroeder Esquadrias de Futebol será conhecido no dia 28 de julho.

A competição será promovida e organizada pela Liga Esportiva Fronteirista – LEF, com as demais ligas integradas da região e será supervisionada pela Federação Catarinense de Futebol – FCF, através do Departamento de Competições Especiais. José Carlos Goulart Júnior, do Departamento de Ligas Não-Profissionais, representou o presidente Rubens Renato Angelotti no conselho técnico, que contou ainda com a presença do presidente da LEF, Josemar Signor, de representantes da Liga Chapecoense de Futebol e da Associação Liga Esportiva Oestina, além das equipes participantes.

Forma de disputa
A Copa Oeste de Futebol Não Profissional será disputado por 16 equipes em cinco fases: 1ª Fase – Inicial, 2ª Fase – Pré-Quartas de finais, 3ª Fase – Quartas de finais, 4ª Fase – Semifinais e 5ª Fase – Finais.

Na 1ª Fase – Inicial as dezesseis(16) equipes foram dividas em quatro grupos de quatro equipes e jogarão entre si, dentro do mesmo grupo, em sistema de pontos corridos em turno e returno, conforme tabela elaborada pela comissão organizadora de competições da LEF. As duas equipes classificadas nas 2ª e 3ª colocações de cada grupo estarão classificadas para a 2 ª Fase – Pré Quartas de finais. Enquanto os quatro primeiros colocados já avançam diretamente à 3ª fase – Quartas de finais.   

Confira a composição dos grupos:

GRUPO – A GRUPO – B
GUARANI SMO DNA SME PRINCESA
AAPF PALMITOS OURO VERDE DESCANSO
AJAP / FMEC PINHALZINHO SÃO LOURENÇO F.C.
COMETA ITAPIRANGA GRÊMIO TUNENSE
GRUPO – C GRUPO – D
ALIANÇA SÃO JOÃO DO OESTE CRM MARAVILHA
GRÊMIO UNIÃO IPORÃ AGUAS FRIAS / IPIRANGA
GINASTICA E.C. / CME RIQUEZA GUARANI MARAVILHA
BELVEDERE CHAPECÓ METROPOL SÃO CARLOS

Nas fases posteriores(2ª Fase – Pré-Quartas de finais, 3ª Fase – Quartas de finais, 4ª Fase – Semifinais e 5ª Fase – Finais) as equipes passarão a se enfrentar no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta. A equipe que somar mais pontos após a partida de volta será considerada vencedora. Caso haja empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols no confronto estará classificada. Persistindo  o empate também no saldo de gols, a decisão será através da cobrança de pênaltis.