Foto: Fernando Ribeiro/FCF

Clubes passam por treinamento sobre registro de atletas

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) promoveu na tarde desta sexta-feira (18/07), um curso de capacitação e habilitação para os profissionais dos clubes das Séries A, B e C do Catarinense envolvidos com o sistema de registro dos clubes de Santa Catarina. O encontro foi realizado na sede da FCF, em Balneário Camboriú.

Cláudia Teixeira, do Departamento de Registros e Transferências, iniciou o curso detalhando as boas práticas para a realização dos processos a serem desempenhadas pelo setor. Foram tratados temas referentes a registro de atletas amadores e profissionais, transferências estaduais e internacionais, entre outros assuntos. “A parte de registro de atletas é extremamente importante e exige uma atenção elevada dos profissionais que exercem essas funções nos clubes. Buscamos sempre oferecer o melhor suporte possível para que o objetivo final dos nossos clubes sejam devidamente atendidos”, aponta Cláudia Teixeira.

O treinamento também contou com a participação do diretor do Departamento de Relações Institucionais com Ligas Não Profissionais, José Carlos Goulart Júnior, e do analista de sistemas, Rafael Lanza. Os passo a passo das atividades foram apresentadas a todos os participantes.

Ligas e clubes não profissionais participaram do mesmo curso, mas no último dia 9, também na FCF. Cerca de 30 profissionais estiveram envolvidos no evento.

Também representaram a FCF no evento o diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, o professor Enio Gomes, e os assessores do Departamento de Competições da FCF, Rodrigo Nunes e Maycon Morais. “Nossa intenção não é somente fomentar o futebol, é qualificar todos os profissionais envolvidos no processo. Por meio da FCF Academy, temos cursos para técnicos e a intenção é ampliar essas atividades para outras áreas dos clubes”, destaca Carlos Crispim.

“Esse tipo de aproximação com os clubes e as ligas amadoras é fundamental para que o futebol catarinense siga crescendo. Tanto parte de conhecimento passado pela Federação e muitas vezes algumas dúvidas, sugestões que os clubes trazem. Às vezes algumas coisas que realmente só quem está na vivência do dia a dia. Nesse tipo de encontro a gente consegue estar em conjunto discutindo e assim buscando encontrar novos caminhos e realmente para que tudo siga evoluindo”, aponta o gerente de futebol do Carlos Renaux, Giulio Rotermel.

“O curso foi muito bom. Eu já estou há bastante na função, mas é bom saber que todos os outros clubes estão se alinhando perfeitamente com a Federação, que sempre dá suporte para os clubes. Foi muito conhecimento também na parte de competições, Tribunal, e Registro. Foi muito bem juntada por eles. Foi uma tarde bem proveitosa”, destaca Paulo Oliveira, do Avaí.

“Acho que o mais importante foi ver presencialmente as pessoas com quem, muitas vezes, a gente conversa, porque o futebol acaba sendo um núcleo muito pequeno. Ter aproximação maior ainda com o pessoal da Federação e saber que você está andando, que os documentos que você está encaminhando têm o registro e têm o destino certo”, avalia Ana Maria Hillesheim, da Chapecoense. Também representou o clube na capacitação Jorilde Batista.