Foi dada a largada na parte presencial da edição 2024 do Curso Licença Base, promovido pela FCF Academy. Os alunos estiveram reunidos no Hotel Estação 101, em Itajaí. A primeira aula foi ministrada pelo professor Wilton Santana.
A abertura contou com a presença do vice-presidente e diretor do Departamento de Competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Carlos Crispim, e pelo assessor do Departamento de Competições, Rodrigo Nunes, além de toda a equipe de apoio da FCF Academy.
Wilton Santana, que é instrutor Licenciado da Conmebol, falou sobre os aspectos metodológicos no treino de futebol. O profissional é Doutor em Educação Física e Sociedade pela Unicamp, Master em Periodização Tática (Porto), MA C License FIFA-CBF para treinadores e passagens por Corinthians e Athletico-PR.
“Temos trabalhos de categorias de base de ótima qualidade e essa iniciativa do curso visa potencializar ainda mais as atividades dentro dos clubes. Há clubes já bem estruturados e outros em processo de crescimento. Queremos que Santa Catarina seja uma referência na formação de talentos para os principais mercados do país e do exterior”, aponta Carlos Crispim.
“Eu estive aqui no ano passado e nós tínhamos um número menor de participantes. Aumentou 50%. Então isso é o que eu comentei com os alunos. Isso já é um sinal de que a licença ela começa a ser importante para os profissionais. Então para além da obrigatoriedade da licença, que entendo que seja necessária, ela oferta um preço bom e ela começa a ser importante porque uma pessoa vai passando para outra, um treinador vai passando para o outro. A formação de um jogador passa pela formação de um treinador. Então a gente para mexer na qualidade do treino, a gente precisa mexer na qualidade do treinador”, destaca o professor Wilton Santana.
Na parte da tarde desta segunda-feira (19/08) ocorre parte de treino de campo. O encerramento da primeira parte presencial será durante toda esta terça-feira (20/08).