A segunda etapa da Pré-Temporada 2022 da arbitragem catarinense teve início nesta segunda-feira (10/01), com a participação de convidados de destaque no cenário nacional, como Arnaldo Cezar Coelho e Giuliano Bozzano, além de Alicio Pena Júnior e Roberto Perassi que participam nesta terça-feira (11/01).
A parte virtual do curso foi aberta pelo presidente Rubens Angelotti que manifestou o otimismo com relação ao trabalho da arbitragem catarinense em 2022, pois tem plena confiança no grupo. “Nossa solidariedade em virtude das dificuldades que todos passaram em 2021. Dedicação, esforço e comprometimento são as palavras de ordem para este ano”, destaca o presidente.
Na sequencia, Arnaldo Cezar Coelho manifestou a satisfação em participar do encontro virtual, elogiando metodologia utilizada em Santa Catarina com cursos e pré-temporadas online. O ex-árbitro que apitou final de Copa do Mundo falou sobre a autoridade do árbitro em campo, considerando que há um certo “esvaziamento” do poder decisório dos oficiais de arbitragem em virtude, entre outras causas, do uso do VAR.
Como evitar este esvaziamento? “Postura correta, menos relações publicas e mais autoridade. Árbitro não é o que vai para campo para abraçar jogador e bater papo mas sim para exercer sua autoridade. Exijam respeito digno de um árbitro de futebol”, avalia Arnaldo.
O presidente do Sinafesc, Johny Barros, também fez uso da palavra, reiterando o compromisso de parceria com o Departamento de Arbitragem da FCF para aprimorar os trabalhos da arbitragem catarinense.
O ex-árbitro e atual presidente da Escola Nacional de Arbitragem Giuliano Bozzano repassou conhecimentos aos 77 árbitros e assistentes convocados para a Pré-temporada, falando sobre as orientação da CBF para o quadro nacional. Amanhã seria a vez dos instrutores Alicio Pena Júnior e Roberto Perassi.
Também participarão da abertura dos trabalhos online Marco Martins, Cantucho João Setubal, Rodrigo Bayer, Bráulio Machado, Vayran Rosa, Jolmerson Carvalho, Rafael Lanza, José Goulart Júnior, Mario Bertoncini, Larissa Schlosser, Juliano Fernandes e Cleidy Mary.
A pré-temporada da Arbitragem Catarinense 2022 marca o início das atividades do futebol no estado. De 7 a 15 de janeiro, os árbitros e assistentes se preparam para a primeira competição do ano. A preparação é composta de duas etapas: a primeira online desenvolvida no âmbito da Plataforma FEPESE e Zoom, e a conclusão dos trabalhos com o encontro presencial de 13 a 15 de janeiro, em Blumenau com atividades em campo e no auditório. Para as atividades presenciais será exigido o comprovante de vacinação e exame antígeno negativo para COVID-19, assim como o uso de máscara.