Considerado um dos estados que mais revela árbitros no Brasil, Santa Catarina iniciou nesta segunda-feira (06/11) mais um curso de formação de árbitros com 53 alunos inscritos. Promovido pela Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas, em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e Sindicato dos Árbitros de Futebol de Santa Catarina (Sinafesc), o curso terá duração de cinco meses, com aulas on-line e encontros presenciais.
A expectativa é fazer com que os alunos que chegarem ao final do curso estejam preparados para os testes físicos que habilitarão para atuar inicialmente nas competições da FCF e ligas amadoras. Nos últimos anos, Santa Catarina tem formado muitos árbitros que conseguem alcançar nível nacional e até mesmo internacional, como é o caso de Bráulio da Silva Machado, Charly Deretti e Ramon Abatti Abel, que integram o quadro da FIFA.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, confia na evolução constante da arbitragem de Santa Catarina. “É um trabalho desenvolvido com muita dedicação e profissionalismo. Há um incentivo importante para elevar o nível dos atuais e também formar novos profissionais. Principalmente para os mais jovens, contamos com muitas competições e isso auxilia muito em sua base de formação”, aponta o presidente Rubens Angelotti.
O diretor da Escola Catarinense de Arbitragem, Marco Antônio Martins, destacou o apoio da FCF, através do presidente Rubens Angelotti, e do presidente do Sinafesc, Johnny Barros, para a realização do curso, bem como em favor da renovação da arbitragem catarinense.