O Joinville Esporte Clube foi a primeira equipe da Série B a conquistar vaga no Campeonato Brasileiro da Série A em 2015. Com o lugar garantido na elite do futebol nacional, o clube catarinense e a prefeitura buscam agora ampliar o conforto e a capacidade do estádio que abriga as partidas do clube.
Para viabilizar a ampliação e a conclusão do projeto da Arena Joinville, uma comitiva de autoridades catarinenses esteve na tarde desta 3ª feira (18) reunida com o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, em Brasília, para apresentar o projeto revisado de reforma da Arena Joinville.
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, integrou a comitiva, liderada pelo Governador do Estado, Raimundo Colombo, pelo Senador Luiz Henrique da Silveira, um dos maiores entusiastas do futebol catarinense e pelo Prefeito de Joinville, Udo Döhler.
Também estiveram presentes no encontro o senador Paulo Bauer, o senador eleito Dario Berger, os deputados federais por Santa Catarina, Mauro Mariani, Casildo Maldaner, Espiridião Amin, Valdir Colatto, Marco Tebaldi , o Deputado Estadual Darci de Matos e o Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves.
Delfim Peixoto Filho mostrou-se muito confiante quanto à conclusão do projeto. “Estamos buscando um recuso que já estava previsto na primeira etapa da Arena, agora o Joinville, Santa Catarina e o futebol catarinense precisam ampliar o estádio”, declarou o dirigente máximo do futebol catarinense.
O Prefeito Udo Döhler explicou que o projeto de ampliação da arena visa inserir a cidade no cenário nacional do futebol. “O projeto apresentado é menor do que a nossa pretensão inicial, mas é suficiente para fazer com que a Arena Joinville possa abrigar os jogos da série A. Hoje a capacidade é de 15,9 mil lugares e o projeto prevê ampliação para 22.690 lugares, com previsão de reforma de ser realizada em duas etapas: a primeira para 17,5 mil lugares e a segunda para 22.690 lugares, contando com a cobertura da arena”, afirmou.
Os novos lugares serão criados por meio de módulos nas áreas onde atualmente estão localizados os fossos nas laterais do campo e no alto das arquibancadas no fundo dos gols. O ministro ressaltou que a instalação também pode atender toda a região, como uma arena multiuso. “O governo federal tem todo o interesse em buscar os meios que possam viabilizar a reforma do estádio, já que é um patrimônio público e ajudará a cidade a atrair também eventos esportivos, além da série A do campeonato brasileiro”, pontuou Aldo Rebelo.
Para o senador Paulo Bauer, a ampliação da instalação esportiva visa oferecer aos catarinenses uma Arena de qualidade. “Penso que Santa Catarina, que já vem se destacando no cenário nacional e que não teve participação efetiva na Copa do Mundo, tem condições de reivindicar recursos para inserir o Estado no contexto do futebol brasileiro”, completou.