O Catarinense Fort Atacadista teve uma média alta de gols na primeira fase. Antes da etapa eliminatória, a competição contou com 2,47 gols por jogo. Com um torneio disputado até aqui, as equipes do Avaí e do Criciúma se destacaram como melhor ataque e melhor defesa do Catarinense, respectivamente.
A equipe que mais colocou bolas na rede foi o Avaí. O time de Florianópolis anotou 20 gols nos 11 primeiros jogos do Estadual, uma média de quase dois gols por confronto. Os ataques de Criciúma e Joinville também se destacaram. Cada clube anotou 17 gols na primeira fase. Barra e Marcílio Dias fecham a lista das cinco melhores equipes no quesito, com 15 gols cada.
Apesar de termos vários destaques pelos gols marcados, outros times mostraram sua força também na hora de se defender. O sistema defensivo do Criciúma sofreu apenas sete gols, a melhor marca em 11 jogos. Os times do Brusque e do Barra FC também tiveram defesas sólidas na primeira fase. Os brusquenses levaram oito gols na primeira fase e a equipe de Balneário Camboriú nove. O Figueirense, com 10 gols sofridos, e o Hercílio Luz, 12 gols, foram outros clubes eficientes na hora de parar seus adversários.
Catarinense Fort Atacadista 2024
Melhores ataques:
Avaí – 20 gols
Joinville – 17 gols
Criciúma – 17 gols
Barra – 15 gols
Marcílio Dias – 15 gols
Melhores defesas:
Criciúma – 7 gols
Brusque – 8 gols
Barra – 9 gols
Figueirense – 10 gols
Hercílio – 12 gols